CAE APROVA CENTRAL DE RISCO DE CRÉDITO DO BC
< br="" />De acordo com a proposta, caberá à Secretaria da Receita Federal e às instituições do sistema financeiro fornecer à Central de Risco todas as informações sobre pessoas físicas e jurídicas que peçam empréstimos. Para o relator, senador Osmar Dias (PSDB-PR), o projeto apresenta não só relevante importância econômica, mas também social.
< br="" /> - O caso Encol é um exemplo claro. Se na época existisse a Central de Risco de Crédito, poderia ter sido evitado o excessivo aporte de recursos para a empresa, o que causou prejuízos aos cofres públicos em torno de R$1 bilhão, além de danos pessoais e patrimoniais gravíssimos a milhares de pessoas - disse Osmar Dias.
< br="" />O projeto determina que caberá ao Conselho Monetário Nacional editar normas obrigando as instituições que pertencem ao sistema financeiro nacional a fornecer informações ao Banco Central. A proposta também dá poderes ao BC de encaminhar as informações para outras instituições de crédito que julgar aconselhável para manter a solidez do sistema financeira, não se constituindo, de acordo com o projeto, quebra de sigilo bancário.
10/10/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
VAI À CÂMARA PROJETO QUE CRIA CENTRAL DE RISCO DE CRÉDITO
APROVADO SISTEMA DE RISCO DE CRÉDITO PARA O BANCO CENTRAL
PROJETO QUE CRIA CENTRAL DE RISCO DE CRÉDITO FOI UM DOS MAIS IMPORTANTES DA SEMANA
PROJETO QUE CRIA CENTRAL DE RISCO DE CRÉDITO FOI UM DOS MAIS IMPORTANTES DA SEMANA
SENADO ENCERRA NA TERÇA VOTAÇÃO DO PROJETO QUE CRIA CENTRAL DE RISCO DE CRÉDITO
CAE APROVA PROJETO QUE REGULAMENTA SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE RISCO DE CRÉDITO