Valadares afirma que ouviu agricultores e profissionais de Ciências Agrárias para elaboração do Estatuto



Durante a elaboração do projeto que dispõe sobre o Estatuto do Produtor Rural (PLS 325/06), o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) procurou levantar, junto a agricultores e a profissionais de Ciências Agrárias, os principais problemas vividos pelo produtor rural no exercício da atividade agropecuária. A informação está contida na justificação da proposta.

Segundo o senador, são problemas de ordem social e econômica que exigem gasto de tempo e energia em atividades-meio que acabam por desviar a atenção do produtor rural de sua atividade-fim: "Dessa forma, este Estatuto do Produtor Rural cumpre o objetivo de ser o catalisador dos processos referentes às atividades relacionadas à produção agropecuária, reduzindo, assim, os custos de transação do agronegócio".

Valadares acrescenta que o estatuto é feito para todos os produtores rurais - pequenos, médios ou grandes, patronais ou familiares. O projeto, entretanto, dá tratamento diferenciado a pequenos produtores e agricultores familiares, "pois esses necessitam da adequada proteção para que possam se integrar de forma eficiente ao sistema de mercado".

O senador registra ter feito questão de incluir, no texto, o conceito de agronegócio definido em 1957 pelos professores Davis e Goldman, da Universidade de Harvard, e aceito cientificamente em todo o mundo. Por esse conceito, o agronegócio engloba todas as atividades de "antes da porteira" - a produção de insumos, máquinas e equipamentos -, de "dentro da porteira" - a produção agropecuária propriamente dita - e "depois da porteira" - a agroindústria e os setores de distribuição, além dos serviços de apoio:

"Disse que fiz questão de colocar o conceito correto de agronegócio com o objetivo de destruir a falsa impressão, que se difundiu pelo Brasil, de que o agronegócio se opõe à agricultura familiar. Na verdade, a agricultura familiar, assim como a grande agricultura empresarial, está inserida no agronegócio. Faz parte dele, e não é o seu oposto, como se prega por aí"- conclui Valadares.

04/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Editais contratam consultores da área de ciências agrárias

Eliseu Resende festeja Universidade de Lavras, "uma das melhores em ciências agrárias"

Ciências Humanas focam nos mestrados profissionais

Paim anuncia elaboração de estatuto dos povos ciganos

Valadares sugere elaboração de "mapa da carne" no Brasil

Proposta de Valadares garante empréstimos para agricultores