Valadares alerta que transgênicos trazem risco econômico



O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) alertou nesta quarta-feira (8) que, ao contrário do que é divulgado pelos defensores dos organismos geneticamente modificados, os produtos transgênicos trazem um risco econômico para os países que o adotam na sua agricultura. Ele citou como exemplo os Estados Unidos, que teve uma redução na sua exportação de soja para a Europa de 9,23 milhões de toneladas para 6,85 milhões, entre 1996 e 2000, após passar a utilizar sementes de soja transgênica.

Por outro lado, comparou o senador por Sergipe, no mesmo período a soja brasileira, que é considerada não transgênica, teve um aumento de procura pelos europeus. As exportações para aquele continente cresceram 3,4 milhões de tonelada por ano, o que representou um crescimento superior a 20%.

- O estado do Paraná, junto com as organizações dos grandes, médios e pequenos produtores, são contra os transgênicos porque perceberam os riscos de mercado para seus produtos no mercado europeu. O mesmo ocorreu com Santa Catarina, onde o ex-governador Espiridião Amin sancionou lei estadual contra os transgênicos, com apoio de grandes cooperativas - afirmou Valadares.

Outros argumentos desfavoráveis aos transgênicos apresentados pelo senador foram a inexistência de provas de que os organismos geneticamente modificados não causam danos à saúde e de que não existem estudos conclusivos de que eles não causam impacto no meio ambiente. Ele também enumerou os principais argumentos em favor dos transgênicos, como a redução dos custos da produção e o maior poder nutritivo dos alimentos produzidos com a utilização desta tecnologia.

Valadares falou ainda sobre as principias características da medida provisória editada pelo governo liberando o plantio de sementes de soja geneticamente modificada na safra 2003. Ele lembrou que esta soja só poderá ser vendida até dezembro do próximo ano, que os produtores serão responsabilizados no caso de haver contaminação do solo ou qualquer prejuízo à saúde do consumidor e de que estão previstas multas para quem descumprir o que determina o texto publicado pelo governo.

Em aparte, o senador João Capiberibe (PSB-AP) declarou que os Estados Unidos podem ter influenciado na disseminação de soja transgênica por outros países ao perceber que esse tipo de tecnologia estava trazendo prejuízos para sua agricultura. Antes do discurso de Valadares ele anunciou que encaminhou à Mesa requerimento propondo a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para apurar o contrabando de sementes transgênicas de soja para o Brasil.



08/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valadares alerta sobre risco da mosca-negra-dos-citros em Sergipe

Valadares alerta para o risco de empreendimentos que reduzam a vazão do S. Francisco

Projeto de Valadares suspende mercialização de transgênicos

VALADARES PROPÕE SUSPENDER PRODUÇÃO DE TRANSGÊNICOS

Projeto de Valadares suspende comércio de transgênicos

Valadares: governo FHC foi omisso na questão dos transgênicos