VALADARES PROPÕE SUSPENDER PRODUÇÃO DE TRANSGÊNICOS
Pelo projeto do senador, apenas as entidades especializadas em pesquisas e manipulação desse material genético poderiam cultivá-lo, em laboratório ou no campo, mas para isso teriam que estar de posse do Certificado de Qualidade em Biossegurança e a instituir Comissão Interna de Biossegurança.
Em caso de infração à lei, a proposta de Valadares é que seja aplicada multa entre cinco mil e 20 mil Unidades Fiscais de Referência (Ufir), na primeira ocorrência; cassação do alvará, na segunda ocorrência; e apreensão e destruição dos produtos cultivados, importados ou comercializados.
Na justificação do projeto, o senador observa que há grande reação na Europa contra a importação de transgênicos cultivados em larga escala nos Estados Unidos e Canadá. Multinacionais como a Monsanto estariam agora querendo impor ao Brasil, o plantio dos transgênicos para concorrer com os produtos orgânicos que, conforme Valadares "sustentam milhões e milhões de trabalhadores".
Citando a socióloga Marijane Lisboa, da organização ambientalista Greenpeace, o senador explica que as plantas, os animais e o meio ambiente como um todo estão perdendo as características que lhe conferem complexidade, base da própria vida, e tornando-se meros artefatos.
- Que provas tem o proponente da nova tecnologia de que ela não trará danos à natureza e ao ser humano? questiona o senador.
21/12/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
VALADARES QUER PROIBIR PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE TRANSGÊNICOS ATÉ 2004
Valadares propõe incentivo ao sistema orgânico de produção agrícola
Antonio Carlos Valadares comemora decisão da Petrobras de suspender investimentos na Bolívia
Projeto de Valadares suspende mercialização de transgênicos
Projeto de Valadares suspende comércio de transgênicos
Valadares: governo FHC foi omisso na questão dos transgênicos