VALADARES CRITICA DECISÃO DO TCU SOBRE FINANCIAMENTO PARA PERNAMBUCO



O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) estranhou hoje (dia 2) entendimentodo Tribunal de Contas da União (TCU), adotado em resposta a uma consulta do deputado José Mendonça Filho (PFL-PE), de que os processos de financiamento requeridos pelos estados junto ao BNDES têm de passar pelo crivo do Banco Central, eo parecer prévio obrigatório emitido por esta instituição deve ser submetido à aprovação do Senado, sempre que tais operações envolverem antecipação de receitas decorrentes de alienações.

Segundo o senador, o governo de Pernambuco, estado prejudicado com o entendimento do TCU, decidiu ingressar junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) com ação competente para que seja declarada nula a decisão do Tribunal de Contas da União, sob a alegação de que a consulta não tem validade.

- No momento em que José Mendonça Filho propôs à Comissão de Trabalho esta consulta, a comissão estava em recesso, e o seu presidente não poderia, em nome da Comissão, dirigir-se ao TCU sem antes auscultar o órgão que preside. Essa consulta tem o ranço da ilegitimidade - afirmou.

Valadares lembrou que doze financiamentos requeridos por estados já foram devidamente liberados pelo BNDES, e estranhou o teor da decisão do TCU, "pois, respondendo consulta, passa a fazer determinações, o que é incomum no tipo de processo apreciado, já que segundo a própria lei orgânica do Tribunal de Contas e seu regimento interno, a consulta versa sobre tese jurídica e não caso concreto".

O senador citou uma resolução do Senado que autoriza os estados a contratar operações de crédito com o BNDES incluídas no programa de privatização e ajuste fiscal, e outra que considera que tais operações estão fora do limite de endividamento.

- Vem o TCU agora e se pronuncia no sentido de que os estados tenham que pedir autorização do que já estava autorizado, baseado numa questão onde fica nítida a preocupação de atingir o estado de Pernambuco e o governador Miguel Arraes - disse ele.



02/04/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valadares critica decisão da Câmara de não promulgar PEC dos Vereadores

Para Valadares, decisão do STF de adiar votação sobre Demóstenes é equivocada

Municípios de Pernambuco são habilitados para financiamento no PROVIAS

Valadares pede ao governo que adie decisão sobre TV digital

Humberto Costa critica artigo da 'Veja' sobre desenvolvimento em Pernambuco

Arena Pernambuco recebe segunda parcela de financiamento para Copa