Valadares diz que estão querendo tirar mandato de Capiberibe e não aceita liderança de Suassuna



O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) acusou nesta quinta-feira (6) o PMDB de atuar na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) com o objetivo de prejudicar o senador João Capiberibe (PSB-AP). Por determinação do líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), o vice-líder do governo, Ney Suassuna (PB), pediu na CCJ vista do projeto de lei que impede a cassação de mandato parlamentar sem que a condenação por compra de votos tenha transitado em julgado.

Capiberibe foi condenado recentemente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) à perda do mandato justamente sob a acusação de comprar votos e a sentença ainda não foi publicada. Valadares disse ter certeza de que o projeto em exame na CCJ, de autoria do senador César Borges (PFL-BA), apresentado no ano passado, não faz parte de uma estratégia para salvar o senador amapaense.

No entender do parlamentar sergipano, o PMDB está tentando dar ao ex-senador Gilvam Rocha (AP), 2º mais votado no Amapá, "um mandato espúrio", uma vez que ele seria diplomado, na hipótese da cassação de Capiberibe.

Em aparte, Suassuna disse que pediu vista - um expediente que permite ao parlamentar análise mais detalhada da matéria e que alonga o prazo de exame dela - por determinação de Renan e por convicção pessoal. Também em aparte, Renan explicou que membros da bancada reunidos na noite de quarta-feira (5) em sua casa decidiram pelo pedido de vista movidos por argumentação de Gilvam Rocha.

A menção do nome de Gilvam levou Valadares a reforçar sua suspeita sobre os motivos do recurso regimental utilizado pelo PMDB e a anunciar que não mais se considera liderado por Suassuna.

- Estão querendo tirar no tapetão o mandato do senador Capiberibe. O senador Ney Suassuna não tem moral para ser líder do governo Lula. Sempre que a bancada estiver sob a orientação dele, votarei contra os projetos do governo - disse Valadares.

- Quem é que não tem moral? - defendeu-se Suassuna, que ainda foi acusado por Valadares de, ao tempo em que foi ministro da Integração Nacional (2001-2002), desviar "para outros interesses" verbas destinadas a Sergipe.



06/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valadares defende anistia contra a cassação do mandato do casal Capiberibe

Mário Couto: estão querendo calar a oposição

Papaléo: Estão querendo fabricar um novo Chico Mendes

Paim: ruralistas estão querendo entregar terras mediante indenização

AMIR LANDO NÃO ACEITA TIRAR ISENÇÃO DE IR "DE QUEM GANHA MENOS"

Capiberibe deixa a vice-liderança do governo