Valadares diz que ausência de políticas sociais é causa da violência



O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) apontou a falta de acesso à saúde, ao lazer, à cultura e ao trabalho como principal causa do aumento da violência. Para ele, essa ausência de políticas sociais atinge mais fortemente os adolescentes pobres.

- Excluídos de todo um sistema consumista e de valores que não representam sequer seus tipos físicos, eles encontram na quadrilha de narcotráfico a aceitação que não encontram na sociedade - afirmou.

O parlamentar informou que em 2000 foram assassinados 17.662 jovens no Brasil. Em mortalidade nessa faixa etária o país só perde para a Colômbia e Porto Rico, observou. Já o desemprego, que em 1980 atingia 2,2% da população economicamente ativa (PEA), passou a 15% em 2000, informou o senador. Isso fez com que o país saltasse do 91º para o 23º lugar no ranking do desemprego entre as nações.

Valadares trouxe dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que atestam uma perda de rendimento do trabalhador brasileiro de 0,74% nos oito anos do Plano Real (1994-2002). Citou também a revista A Herança Maldita, publicada pelo deputado federal Sérgio Miranda (PCdoB-MG), segundo a qual a ausência de política social -multiplicou por três o desemprego no país: de 4,5 milhões de pessoas em 1995 para 11,5 milhões em 2002 - na média, 1 milhão de desempregados a mais por cada um dos últimos oito anos-.

O representante sergipano trouxe ainda informações da Secretaria Nacional de Segurança Pública, segundo as quais houve aumento nas taxas de homicídio de 13 capitais, incluindo Aracaju (SE), onde esse incremento foi de 61,11%, se comparado o primeiro semestre de 2002 com igual período do ano anterior. Houve também aumento nos crimes de estupro em igual número de capitais.

- Esses dados muito bem espelham a realidade da criminalidade no Brasil. Esse aumento foi devido ao empobrecimento de nossa nação. Afinal de contas, a criminalidade e a violência são fenômenos cuja origem se deve essencialmente a fatores de natureza econômica: privação de oportunidades, desigualdade social e marginalização - finalizou o parlamentar.

Em aparte, o senador Ney Suassuna (PMDB-PB) comentou serem assustadoras as estatísticas sobre a criminalidade.



15/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valadares protesta contra ausência de senadores da base do governo em Plenário

Mozarildo critica ausência de políticas do governo federal para eliminar desigualdades

Ausência do poder público aumenta violência no MS, diz delegado da PF

Valadares diz que diploma de jornalismo é causa legítima

Valadares diz que manifestação desmoraliza causa dos sem-terra

Valadares: Especulação financeira é a principal causa do aumento dos preços dos alimentos