Valadares diz que falta de habitação é um dos problemas mais graves dos países em desenvolvimento
Nesta sexta-feira (16) o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) afirmou em Plenário que a falta de habitação é um dos problemas mais graves que atinge os países em desenvolvimento. Para o senador, falta de habitação adequada impede acesso a outros bens fundamentais, como saúde e educação. O senador participou nesta semana do 4º Fórum Mundial de Parlamentares para a Habitação, realizado em Berlim, na Alemanha.
- A habitação tem sido uma das principais reivindicações das populações carentes. Sem uma casa bem estruturada, não há condições de higiene suficientes para manter a saúde de seus habitantes. Uma criança sem espaço para estudar, para ler, não consegue ter uma educação adequada - afirmou o senador.
O problema no Brasil atinge cerca de 7 milhões de pessoas, informou Antônio Carlos Valadares. O encontro na Alemanha reuniu cerca de 40 parlamentares de todo o mundo num total de 200 mil pessoas. O senador cobrou a presença de mais parlamentares brasileiros nos próximos encontros. Segundo Valadares, houve presença maciça de representantes de países da África, da China e da Rússia.
Segundo o senador, só se pode falar em cidades sustentáveis quando o problema do déficit habitacional estiver solucionado. Segundo o representante de Sergipe, o conceito de cidades sustentáveis nasce como forma de conjugação da questão econômica, social, política e ambiental.
Ao final do encontro na Alemanha, informou o senador, foi aprovada declaração estabelecendo princípios e compromissos para a sustentabilidade das cidades em todo o mundo. Valadares informou ter sido escolhido no encontro para presidir o conselho dos parlamentares da América e Caribe.
16/05/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Cristovam critica falta de atenção do Congresso para graves problemas que afetam a população
Senador diz que Brasil continua a ter graves problemas
Relatório do TCU revela ‘problemas graves’ nas agências reguladoras
LÚCIO ALCÂNTARA: BRASÍLIA CONVIVE COM GRAVES PROBLEMAS URBANOS
Países em desenvolvimento têm mais capacidade de cooperação internacional para superar a miséria
Valadares sugere soluções para aliviar problemas financeiros dos municípios