Valadares isenta governo de responsabilidade pelo 'apagão' elétrico



O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) afirmou, em discurso nesta quarta-feira (11), que o governo federal não deve ser responsabilizado pelo "apagão" elétrico que atingiu 18 estados brasileiros na terça-feira (10). Para o senador, o problema ocorreu devido a uma sobrecarga na Usina de Itaipu, que ocasionou uma reação em cadeia em vários pontos, que se apagaram automaticamente.

- Culpar o governo por um problema que houve lá em Itaipu é uma grande injustiça. Tenho certeza absoluta que este acidente localizado já está sendo devidamente contornado, e a normalidade da distribuição e do suprimento de energia elétrica será restabelecido o mais rápido possível - afirmou Valadares.

O senador afirmou ainda que o "apagão" de terça-feira não pode ser comparado com o apagão ocorrido no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, resultado, segundo ele, "de desídia, omissão e falta de responsabilidade e de compromisso com o desenvolvimento da nação".

- Foi preciso que o governo daquela época - não o nosso governo - tomasse medidas emergenciais para tapar os buracos da incompetência - afirmou o parlamentar.

Ao encerrar seu discurso, Valadares disse que a oposição está cumprindo o seu papel ao pedir explicações ao governo, mas observou que culpar o governo pelo problema é uma grande injustiça.



11/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito critica 'arrogância' do governo federal no episódio do apagão elétrico

CI examina projeto de Flavio Arns que isenta carro elétrico de IPI

Lobão alerta para possibilidade de apagão elétrico em 2010

Lobão diz que Brasil pode enfrentar novo "apagão elétrico"

Garibaldi isenta Senado de responsabilidade por comportamento de suplente

Valadares aplaude quebra de patente do Efavirenz pelo governo