Lobão alerta para possibilidade de apagão elétrico em 2010



O senador Edison Lobão (DEM-MA) alertou para a possibilidade concreta de o país enfrentar uma crise muito mais grave do que a crise política em que o país, segundo ele, está mergulhado neste momento: um apagão elétrico, em 2010 e 2011, com estagnação econômica e desemprego em massa.

O senador reconheceu que, depois do apagão de 2001 e 2002, o país aprendeu a gastar energia com mais eficiência, aposentando equipamentos obsoletos, fazendo economia de energia nos lares e diversificando a matriz energética do país. O governo, ao contrário, parece não ter aprendido nada com os erros do passado, disse.

- Há uma profunda discrepância de conceitos e critérios sobre energia entre os Ministérios de Minas e Energia e Fazenda, a Empresa de Pesquisa Energética ou o Operador Nacional do Sistema Elétrico. Na verdade, ninguém se entende em matéria de energia dentro do governo - alertou.

Edison Lobão afirmou que, caso os brasileiros queiram realmente partir para o crescimento econômico de mais de 5% ao ano - único meio, na opinião do senador, de se chegar ao desenvolvimento e à justiça social de que o país precisa - será preciso enfrentar o risco de racionamento energético com uma estratégia a longo prazo, um plano de contingência para enfrentar um eventual apagão elétrico com procedimentos de rede capazes de enfrentar os riscos com previdência, disse.

O senador pelo Maranhão citou dados do Instituto Acende Brasil, em seu relatório sobre Energia Transparente, mostrando que, com um crescimento econômico anual de 4,8% ao ano, haverá 23,5% de risco de apagão elétrico em 2010, e 30% em 2011. O pior cenário será se as térmicas a gás somente começarem a funcionar depois de 2011 e houver atrasos nas obras de hidrelétricas por falta de licenciamento ambiental, advertiu.

Lobão disse que enfrentar o risco com competência significa agilizar a construção de hidrelétricas como Estreito, Serra Quebrada, Jirau e Santo Antônio, mas "ficaminventando um fato novo a cada dia", disse, citando o fato de cinco índios estarem impedindo, neste momento, o licenciamento de Serra Quebrada, no Rio Tocantins, no estado que representa .

Em aparte, o senador Cícero Lucena (PSDB-PB) disse que Lobão está acendendo um holofote vermelho iluminando a possibilidade de crise elétrica no país. Segundo ele, o governo tem a responsabilidade de enfrentar a situação, que não comporta "nem o crescimento medíocre" previsto pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

06/07/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lobão diz que Brasil pode enfrentar novo "apagão elétrico"

Renan Calheiros aponta possibilidade de apagão legislativo

CRE aprova convite para Lobão e Dilma explicarem apagão

CI aprova requerimento para ouvir Lobão e Dilma sobre apagão

Valadares isenta governo de responsabilidade pelo 'apagão' elétrico

Agripino alerta para possibilidade de crise institucional