Valadares: Lobão permanece na Presidência mesmo com retorno de Jader



O senador Lauro Campos (PDT-DF), em questão de ordem, solicitou informações à mesa sobre as questões legais relativas ao retorno do senador Jader Barbalho (PMDB-PA), presidente licenciado do Senado, ao Plenário, nesta terça-feira (dia 7), mas não à Presidência da Casa. O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), que presidia a sessão, informou que a mesa tem o entendimento de que, estando o titular licenciado do cargo, assume, de forma temporária, o vice-presidente, no caso o senador Edison Lobão (PFL-MA).

- Quem está investido de todas as prerrogativas inerentes ao cargo (de presidente do Senado) é o senador Edison Lobão, primeiro vice-presidente do Senado Federal - esclareceu Valadares, acrescentando que Lobão também presidirá as sessões do Congresso Nacional, conforme estabelece o parágrafo 5º do artigo 57 da Constituição, que diz que "a mesa do Congresso Nacional será presidida pelo presidente do Senado".

Em sua questão de ordem, Lauro Campos comentou também que a cadeira da Presidência do Senado virou "cadeira elétrica" e elogiou quem tem coragem de assumir hoje esse cargo.

06/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeção de crescimento da arrecadação permanece em alta mesmo com crise econômica

Renan diz que, com "serenidade e reflexão", permanece na Presidência

Valadares defende retorno da Sudene

Valadares defende o retorno da Sudene

Schneider permanece na presidência da Comissão de Serviços Públicos

Lobão esclarece que Tuma permanece como corregedor do Senado