Valadares defende retorno da Sudene



O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) manifestou seu anseio de que a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), extinta no ano passado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, seja recriada imediatamente pelo governo. Na opinião do parlamentar, a superintendência é o único instrumento capaz de implementar o desenvolvimento de que a região Nordeste necessita.

- Lutaremos com unhas e dentes para o retorno da Sudene à estrutura federal, visando dar condições ao nosso Nordeste para se desenvolver, gerar emprego e renda e atacar os grandes problemas atinentes ao subdesenvolvimento que está se tornando crônico na nossa região - afirmou o senador por Sergipe.

Valadares afirmou que a região Nordeste é viável desde que haja uma política de valorização do homem e dos recursos locais. Segundo o senador, os nordestinos esperam uma ação efetiva do governo em projetos que permitam o aproveitamento do potencial local e que sejam capazes de impulsionar o progresso da região.

A Sudene foi extinta juntamente com a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) em maio do ano passado e, ao mesmo tempo, o governo criou duas novas agências de desenvolvimento para as regiões - a Ada (Agência de Desenvolvimento da Amazônia) e a Adene (Agência de Desenvolvimento do Nordeste). O senador observou, no entanto, que as novas agências não estão operando, pois não têm nenhuma estrutura montada e, em função disso, todo o serviço de apoio ao desenvolvimento dessas regiões está paralisado.



24/09/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valadares defende o retorno da Sudene

Valadares defende manutenção da Sudam e da Sudene

Valadares: Lobão permanece na Presidência mesmo com retorno de Jader

Valadares cobra medidas urgentes para conter retorno da inflação

Valadares reclama de extinção da Sudene e Sudam por medida provisória

AMORIM DEFENDE O RETORNO DOS CASSINOS