Valadares defende o retorno da Sudene



O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) defendeu nesta terça-feira (3) o retorno da Sudene como meio de implementar o desenvolvimento no Nordeste, conforme compromisso que ele informou estar assumindo com a população de seu estado em visitas que fez ao interior, acompanhado pelo senador José Eduardo Dutra (PT-SE). Valadares considerou um -equívoco- a extinção da Sudene e do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (Finor) pelo governo.

De acordo com o senador, a população nordestina espera apenas uma ação efetiva do governo em torno de projetos que permitam o desenvolvimento regional. As cidades às margens do Rio São Francisco estão abandonadas, destacou, citando os casos dos municípios de Canindé de São Francisco, Poço Redondo, Monte Alegre, Nossa Senhora de Lurdes e Graco Cardoso, onde presenciou a angústia da população local.

- No Nordeste não há uma só iniciativa do poder público para incentivar a produção agropecuária e Fernando Henrique teve todo o tempo do mundo para promover o desenvolvimento nessa região - afirmou.

Em aparte, Dutra concordou com Valadares e apontou que a falta de uma política de descentralização de recursos, desde o início do atual governo, acentuou as desigualdades regionais.



03/09/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valadares defende o retorno da Sudene

Valadares defende manutenção da Sudam e da Sudene

Valadares: Lobão permanece na Presidência mesmo com retorno de Jader

Valadares cobra medidas urgentes para conter retorno da inflação

Valadares reclama de extinção da Sudene e Sudam por medida provisória

AMORIM DEFENDE O RETORNO DOS CASSINOS