Valadares manifesta preocupação com resposta americana a ataques terroristas



O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) manifestou nesta terça-feira (dia 18) preocupação com os desdobramentos da resposta norte americana aos ataques terroristas em Washington e Nova York na semana passada. "Esses terroristas devem ser coibidos com uso da polícia e de órgãos de segurança e não com ataques indiscriminados que podem matar pessoas inocentes", afirmou.

Valadares observou que o ataque não foi realizado por nações, mas planejado e executado por terroristas "que não têm nenhum compromisso com a democracia e com a humanidade; que acham que determinadas pessoas não têm o direito de viver". O senador alertou para a possibilidade de o conflito alastrar-se para países que dispõem de armas nucleares, afirmando que "os efeitos serão imprevisíveis".

O senador apontou também o perigo de a Arábia e outros países do Oriente Médio aliarem-se a grupos extremistas conforme for a retaliação dos Estados Unidos. Valadares lembrou que os EUA são o maior sócio do Fundo Monetário Internacional (FMI) e que o processo de "mandonismo" econômico dirigido por eles tem implicado em divergências e até ódios.

- Se não houver um projeto de solidariedade entre os aliados, as conseqüências serão imprevisíveis. Esperamos que os americanos, que detêm a liderança mundial na área bélica, possam encaminhar a paz e não o aumento do terrorismo e da violência - concluiu.

18/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valadares manifesta preocupação com a vazão do São Francisco

Antônio Carlos Valadares manifesta preocupação com situação do Egito

CRE discute ataques terroristas com bomba

Cristovam: ataques em São Paulo foram atos terroristas

Humberto Costa manifesta indignação com 'ataques' à Petrobras

Serys manifesta irrestrita confiança em Dirceu e pede cuidado com ataques gratuitos