Valadares quer apuração da fraude da Parmalat
O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) sugeriu que a empresa que comprar a Parmalat aproveite a crise no setor para reorientar a produção leiteira brasileira em função dos interesses nacionais e regionais dos consumidores e produtores. Na opinião de Valadares, escândalos como o da empresa italiana, a maior daquele país e que faliu em meio a diversas denúncias de desvios de verbas, demonstram que o abastecimento alimentar não pode ficar nas mãos do capital internacional desregulamentado.
O senador destacou que o Brasil está fazendo sua parte ao apurar o escândalo, inclusive com a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) Mista para investigar o caso, mas que a fraude de mais de US$ 15 bilhões é "a cara do novo capitalismo parasitário." Valadares afirmou que continuará na luta em favor do controle do capital financeiro e dos paraísos fiscais, combatendo a lavagem de dinheiro, a fraude e "um tipo de falência que preserva os grandes bancos mas confisca clientes, consumidores, poupadores, trabalhadores e aposentados".
Valadares afirmou ainda que a quebra da Parmalat lembra a situação vivida pela Enron, empresa norte-americana de energia e gás, cuja falência levou a perdas de mais de US$ 50 bilhões. A Enron, assim como a Parmalat, era tida como um modelo bem-sucedido de empresa. Ambas as empresas, opinou o senador, são produtos típicos da globalização do capital improdutivo.
- São conglomerados que funcionam na base da drenagem de recursos da economia real, da captação de recursos dos fundos de pensão, dos pequenos e médios poupadores e do Estado. Essas empresas redistribuem esses valores para grandes grupos financeiros - disse.
19/02/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mercadante relata providências para apuração de fraude
Renan cobra apuração de fraude em sessão do Congresso, mas garante validade de votação que derrubou vetos
Lúcia Vânia quer informações do governo brasileiro sobre crise na Parmalat
Demostenes quer tipificar crime de fraude em concursos
SUPLICY QUER APURAÇÃO DE INCÊNDIO NO DIRETÓRIO DO PT
César Borges quer punir fraude na intermediação de mão-de-obra