Valadares quer que Petrobras aproveite funcionários de subsidiária extinta



O senador Antônio Carlos Valadares fez nesta quarta-feira (31) um apelo ao presidente Fernando Henrique e ao ministro das Minas e Energia, José Jorge, para que os cerca de 300 servidores demitidos pela Petromisa, extinta em 1990, sejam contratados pela Petrobras, empresa da qual era subsidiária.

Em 1994, decisão judicial assegurou a esses trabalhadores o direito de retornar a seus empregos. No entanto, conforme disse Valadares, a Petrobras não aproveitou nenhum servidor da Petromisa. Valadares disse que, com o fim da subsidiária, o patrimônio da empresa extinta e o vínculo com os seus funcionários passou a ser de responsabilidade da Petrobras.

O senador chamou a atenção para a humilhação a que os servidores da Pretomisa estão sendo submetidos. Valadares afirmou que um terço desses funcionários recebem remuneração sem terem sequer a possibilidade de entrar nas instalações da Petrobras. Ele acrescentou ainda que em vários momentos os servidores da Petromisa se reuniram no pátio da Petrobras reivindicando trabalho.

O aproveitamento dos funcionários da Petromisa, entende o senador, evitaria a terceirização dos serviços da estatal do Petróleo, e até mesmo, em curto prazo, a realização de concurso para a contratação de funcionários.

SÃO FRANCISCO
Em outro momento do seu discurso, Valadares lamentou que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) tenha adiado a apreciação de proposta de emenda constitucional (PEC), de sua autoria, que destina 0,5% da receita liquida da União para a revitalização do Rio São Francisco. O senador leu dados publicados pela Revista da Universidade de Brasília (UNB), segundo a qual 95% das margens do rio sofrem com a erosão. Ele lamentou que, com o assoreamento do rio, o trecho de 1500 km entre Juazeiro (BA) e Pirapora (MG) não seja mais navegável.

O senador aproveitou também para registrar que a prefeita de Carindé do São Francisco (SE), Rosa Maria Feitosa, reassumiu o cargo depois de ter sido afastada por uma decisão judicial que se mostrou improcedente. Valadares disse acreditar na competência da prefeita para dirigir o município que tem uma das maiores receitas do estado.

31/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Dutra quer cumprimento de acordo com trabalhadores de subsidiária da Petrobras

VALADARES QUER MP PARA SALVAR MUTUÁRIOS E FUNCIONÁRIOS DA ENCOL

Funcionários da Petrobras falam à CPI

Petrobras confirma que já retirou funcionários brasileiros da Líbia

Francelino quer que Subcomissão de Cinema aproveite debates já realizados com cineastas e produtores

Não há previsão para saída de funcionários da Petrobras na Líbia, afirma Gabrielli