VALADARES QUER MP PARA SALVAR MUTUÁRIOS E FUNCIONÁRIOS DA ENCOL



Com o objetivo de evitar a falência da Encol e não prejudicar os mutuários, o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) sugeriu hoje (dia 3) que o governo federal edite medida provisória para impedir o arresto de bens e instituir uma administração compartilhada, em que a empresa seria gerida por funcionários, mutuários, credores e profissional indicado pelo Ministério Público. Para o senador, a falência da Encol "só interessa aos que a exauriram, criminosa, paulatina e deliberadamente", pois assim poderiam mais facilmente acobertar delitos.

Ele considerou mentiroso o argumento de que uma solução para a Encol também significaria socorro para maus empresários. "O que mutuários e funcionários desejam é o aporte de recursos, captados pelos bancos, nas cadernetas de poupança e que, por lei, devem ser destinados à construção de moradias, sob garantia hipotecária, que permitam a manutençao de empregos e a conclusão das respectivas obras", acrescentou.

Antonio Carlos Valadares manifestou apoio à proposta de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito pela Câmara dos Deputados para investigar transações financeiras e imobiliárias feitas pela Encol nos últimos cinco anos. Na opinião do senador, como a Encol recebeu enormes somas de dinheiro público como empréstimo, faz-se necessário "o esclarecimento de representantes de bancos oficiais, credores e outras autoridades".

Em aparte, a senadora Marina Silva (PT-AC) defendeu a necessidade de maior controle social sobre o interesse privado, para evitar que o patrimônio de contribuintes que sonham com a casa própria não seja apropriado indevidamente.

03/09/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


TUMA FAZ APELO POR SOLUÇÃO PARA MUTUÁRIOS DA ENCOL

ARRUDA QUESTIONA FALTA DE AJUDA PARA MUTUÁRIOS DA ENCOL

RAMEZ TEBET DEFENDE MUTUÁRIOS DA ENCOL

TEBET: ÚNICOS PREJUDICADOS NO CASO ENCOL FORAM OS MUTUÁRIOS

Valadares quer que Petrobras aproveite funcionários de subsidiária extinta

VALMIR QUER SOLUÇÃO PARA CRISE DA ENCOL