Valadares sugere que os estados também arquem com o ônus político das reformas



O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) fez nesta terça-feira (22) um alerta ao governo no sentido de que reparta com os governos estaduais o ônus político pelas reformas da Previdência e tributária. Para Valadares, os governadores foram colocados em posição privilegiada, podendo exigir compensações na reforma tributária, caso se sintam prejudicados com as mudanças previdenciárias.

Apesar do espaço concedido aos chefes de executivos estaduais, alguns não teriam um voto sequer na Câmara dos Deputados e tampouco controlariam suas bancadas no Senado. O senador sugeriu que os governadores façam passar nas assembléias legislativas projetos de lei restringindo direitos previdenciários.

- Não sou contra os governadores, mas o fato é que o governo federal está como alguém num ambiente cheio de muriçocas: leva picadas de todos os lados - ironizou o senador.

Ele observou que muitos estados estão em má situação financeira em razão da venda de patrimônio público e da implementação de projetos eleitoreiros.

Em aparte, o senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO) argumentou que nem todos os estados administraram mal seus recursos. Ele propôs que o governo compartilhe com os estados o resultado da arrecadação de contribuições como a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) .

Ponte

Valadares anunciou ainda que apresentou requerimento solicitando providências ao Ministério dos Transportes para que seja reparada ponte sobre o Rio Vaza Barris, em Sergipe. A interrupção do tráfego tem prejudicado inclusive o abastecimento da capital, Aracaju.



22/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


César Borges: União transferiu aos estados ônus do Fundef

Vices também brigam por espaço político

VALADARES DIZ QUE TAMBÉM SE PREOCUPA COM A CPI

Valadares espera que reformas cheguem "amadurecidas" ao Senado

PTB sugere que também recuem

Valadares: reformas serão um grande desafio para o Congresso