Valdir Raupp critica proposta de extinção de cartórios de protesto de títulos



O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) criticou o projeto de lei (PLC nº 705/2003), do deputado federal Max Rosenmann (PMDB-PR), que propõe a extinção dos cartórios de protesto de títulos em todo o país. Eles seriam substituídos, segundo explicou, pelos Serviços de Proteção ao Crédito, que atualmente prestam informações restritivas de crédito, oriundas de títulos e documentos de dívidas protestados.

- Trata-se, realmente, de algo inaceitável, pois os chamados SPCs não têm competência legal para receber, dar quitação ou declarar a inadimplência ou o descumprimento de obrigação decorrente de título de crédito ou documento de vida - afirmou.

Raupp ressaltou que os serviços prestados pelos cartórios têm qualidade e vêm funcionando muito bem. Já os Serviços de Proteção ao Crédito têm uma função distinta e não contam com fé pública nem as condições legais exigidas no cumprimento da função dos cartórios, observou. O senador disse ainda que os cartórios prestam um serviço importante para a população, dando segurança e garantia a atos e fatos jurídicos.

O senador solidarizou-se com a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg) do seu estado.



08/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valdir Raupp apresenta proposta de moratória no desmatamento da Amazônia

Valdir Raupp critica excesso de burocracia no Brasil

Valdir Raupp critica excesso de partidos no país

Valdir Raupp apresenta proposta de "pacto ambientalista" para Rondônia

Áudio| Neuto de Conto critica proposta de extinção da CDR

ADEMIR CRITICA PROPOSTA DE EXTINÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO