Valdir Raupp defende maior participação brasileira em acordos comerciais com outros países



O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) mostrou-se preocupado com os indicadores econômicos da indústria brasileira. Em discurso nesta segunda-feira (17), o parlamentar disse que, apesar do bom momento vivido pela agropecuária, o setor industrial apresenta dificuldades e exige do governo “medidas urgentes e enérgicas para mudar a situação”.

– A Agropecuária tem sido o motor da economia brasileira. Apesar da pujança do setor primário, não se pode descuidar de outras áreas, como a indústria, que encolheu neste primeiro trimestre 0,3% em relação ao ultimo trimestre de 2012 – afirmou.

Na opinião de Raupp, uma das saídas para melhorar a situação seria aumentar a abertura comercial brasileira, com a celebração de acordos comerciais com outros países, uma política que deveria ir muito além do Mercosul.

– Enquanto ficamos à espera da Argentina, outros países como Chile, Colômbia e México anunciam a formação da Aliança do Pacífico, com proposta de liberação imediata de 90% do comercio entre as partes – disse.

Na opinião do parlamentar, o Brasil ficou amarrado ao Mercosul, formado por economias pequenas, comparando-se com as de outras nações. Segundo ele, é hora de mudar a estratégia e partir para a negociação de acordos comerciais com outros países e com outros blocos econômicos.

Em aparte, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) destacou o chamado custo Brasil, causado principalmente pela deficiência da infraestrutura, e o projeto de lei com o novo marco regulatório da mineração, a ser encaminhado pelo Poder Executivo ao Congresso Nacional.

O senador Ivo Cassol (PP-RO) concordou com a colega e advertiu para o fato de poucas mineradoras serem responsáveis pela exploração da maior parte das riquezas brasileiras.

Meia dúzia de mineradoras, com o aval da burocracia e do sistema, senta em cima das jazidas e, muitas vezes, não exploram e nem deixam outros explorarem. Temos que acabar com essa farra. Não tenho nada contra os grandes, mas eles não são os donos do Brasil afirmou.



17/06/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sérgio Souza pede atenção do Brasil a acordos comerciais entre outros países

Requião defende participação do Congresso na negociação de acordos comerciais

Valdir Raupp defende pesquisa agropecuária brasileira

Alcântara diz que Brasil está atento às práticas comerciais de outros países

SENADO VOTA ACORDOS DE COOPERAÇÃO COM OUTROS PAÍSES

Aprovados 12 acordos do Brasil com outros países e organismos internacionais