Valdir Raupp expõe metas de seu mandato



Em discurso nesta quarta-feira (19), o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) disse que a revisão do pagamento da dívida do estado para com a União, originada da intervenção federal no Banco do Estado de Rondônia, será uma das lutas que travará durante seu mandato. Ele afirmou que a dívida alcança hoje R$ 956,7 milhões e seu pagamento leva mensalmente R$ 6 milhões das transferências constitucionais do Fundo de Participação dos Estados (FPE) a que Rondônia teria direito.

- (A intervenção federal) acabou sendo um grande problema, ao invés de solução - disse.

Outra meta de seu mandato é garantir a construção do gasoduto Urucu-Porto Velho. Segundo ele, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), sob pressão de algumas organizações e também do Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam), tem retardado a liberação da obra. Raupp informou que no último dia 13 esteve, juntamente com o senador Amir Lando (PMDB-RO), com o presidente do Ibama, Marcos Barros, a quem pediu celeridade -para um pleito tão justo da região-.

- Impedir a realização desse projeto é estabelecer uma barreira não somente ao desenvolvimento econômico da região, mas também à melhoria da educação, da saúde, enfim, um entrave ao bem-estar do povo da Amazônia - afirmou.

O senador afirmou que irá também se empenhar pela construção da ligação rodoviária com o Oceano Pacífico - principalmente o trecho de 400 quilômetros em território peruano, já que o trecho brasileiro está concluído. A estrada, acrescentou, favorecerá o escoamento da produção para os países do Oriente e para a costa leste dos Estados Unidos.Valdir Raupp prometeu lutar ainda pela pavimentação da BR-429, que liga a BR-364 até a cidade de Costa Marques, na fronteira com a Bolívia; pelo aumento da transferência de recursos de investimentos federais para geração de empregos no estado; pelo aumento de vagas nas escolas técnicas, e pela elevação dos preços mínimos para as culturas agrícolas de Rondônia, principalmente o café e o leite.

O senador fez em seu discurso um resumo de sua atividade política, tendo sido prefeito de Rolim de Moura (RO) por duas vezes e governador do estado entre 1995 e 1998. Destacou duas conquistas de sua administração no governo de Rondônia: o redimensionamento do principal programa de desenvolvimento agrícola estadual, o Planafloro; e a construção do porto graneleiro de Porto Velho, -transformando Rondônia em um viável corredor de exportação-.

Em aparte, Amir Lando parabenizou Raupp por trazer ao Plenário temas tão importantes.



19/02/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valdir Raupp reassume mandato e faz balanço dos resultados do PMDB

Francisco Dornelles expõe em Plenário as metas do seu partido no Senado

Valdir Raupp defende aperfeiçoamentos na MP 443

Valdir Raupp destaca lançamento do PAC 2

Valdir Raupp lembra Dia do Administrador

Valdir Raupp diz que PAC já é realidade em Rondônia