Valdir Raupp pede atenção para a reforma política em agosto



Depois de fazer um balanço das atividades do Senado no primeiro semestre, que considerou "bastante produtivo", Valdir Raupp (PMDB-RO) também ressaltou a importância da discussão da reforma política prevista na pauta de agosto.

- Ainda temos questões relevantes sobre esse tema, que merecerá toda atenção dessa Casa e será muito benéfica para o país - disse.

Entre as mais de 540 proposições aprovadas nos últimos meses, desde requerimentos até propostas de emenda à Constituição (parte dessas matérias ainda tramita na Câmara, parte já foi promulgada ou encaminhada para sanção presidencial), Valdir Raupp destacou as que julgou mais relevantes para a sociedade brasileira, caso da PEC 3/ 2011, que modifica as regras para a apresentação de projetos de iniciativa popular, tornando-as mais fáceis.

- Atende, assim, a uma reivindicação que, mesmo quando não assumida explicitamente pelos manifestantes que tomaram as ruas de várias cidades do país, está implicitamente na origem mesma desses protestos: a reivindicação de maior participação política - afirmou.

O senador lembrou que, há 19 anos, o Congresso Nacional tenta aprovar uma reforma política profunda e não consegue. Muitas matérias aprovadas em comissões não passam no plenário do Senado e da Câmara dos Deputados.

Valdir Raupp sugeriu que a discussão comece pelo que é considerado os pontos de consenso: coincidência de mandatos, fim da reeleição, financiamento de campanhas para partidos e não para candidatos, fim das coligações proporcionais ou o voto majoritário.

- Eu acho que ainda há tempo, vamos ter 60 dias após o início de agosto para aprovar uma reforma política que possa valer para as eleições de 2014 - disse.

O senador ainda criticou a quantidade de partidos políticos no Brasil, atualmente 32 registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e mais 30 em processo de estabelecimento.

- Não existe ideologia para 32 partidos. É praticamente impossível com tantos líderes se aprovar uma reforma. Não há consenso mais, virou uma torre de babel - disse.



17/07/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valdir Raupp pede mais atenção do governo para a pecuária

Valdir Raupp diz que reforma política é fundamental para a democracia

Valdir Raupp pede pressa para reforma tributária

Valdir Raupp pede retomada de debates sobre reforma tributária

Valdir Raupp chama atenção para gravidade das mudanças climáticas

Garibaldi pede atenção dos senadores para a reforma política