Valdir Raupp pede pressa para reforma tributária




Embora tenha manifestado apoio a todas as reformas que possam aprimorem a atividade política, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) cobrou urgência nesta terça-feira (15) na elaboração de uma reforma tributária, tendo em vista o anacronismo do atual sistema de cobrança de impostos que, segundo ele, emperra o desenvolvimento, sufoca o cidadão e asfixia o desenvolvimento nacional.

Para Raupp, que assumiu recentemente a presidência do PMDB, em substituição ao deputado Michel Temer (SP), atual vice-presidente da República, a complexidade dos atuais impostos precisa ser resolvida, tendo em vista que muitos tributos incidem sobre a mesma base. Ele também reclamou da cumulatividade tributária, uma vez que o imposto pago em determinadas cadeias produtivas não gera crédito nas etapas seguintes.

O senador também reclamou do aumento do custo dos investimentos, em virtude do longo prazo de recuperação dos impostos pagos sobre os bens de capital. Raupp observou que a guerra fiscal entre os diversos estados da federação, em razão das mudanças implantadas pela Lei Kandir, também precisa ser resolvida, assim como a cobrança excessiva de impostos sobre a folha de pagamento das empresas.

- Há mais de 35 tipos de impostos no Brasil. Com a reforma, poderiam ser reduzidos para meia dúzia, diminuindo os impostos, a carga tributária e otimizando a receita para o país arrecadar mais. A estrutura atual de arrecadação não dá conta de cuidar do atual - afirmou.

Em aparte, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) apoiou Raupp e disse que o ambiente no Senado está favorável às reformas, sobretudo a política, observando ainda que este é um tema comum ao governo e à oposição. Ele disse que a Comissão da Reforma Política no Senado, a ser instalada no próximo dia 22 e da qual faz parte, já listou 15 grandes temas de discussão para dar feição a uma reforma político eleitoral no país.

Código Florestal

Raupp também defendeu a aprovação do novo Código Florestal, oriundo de substitutivo do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), em tramitação na Câmara dos Deputados. Ele declarou que a proposta promove importantes e polêmicas mudanças na legislação atual, como a demarcação de áreas de proteção ambiental, as alterações na área de reserva legal nas propriedades e regras para exploração florestal.



15/02/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valdir Raupp pede retomada de debates sobre reforma tributária

Valdir Raupp: reforma tributária "de respeito" terá de rever privilégios dos bancos

Garibaldi Alves pede pressa para reforma tributária

BELLO PARGA PEDE PRESSA PARA REFORMA TRIBUTÁRIA

Valdir Raupp pede atenção para a reforma política em agosto

FIESP PEDE A ACM PRESSA NA REFORMA TRIBUTÁRIA