Valdir Raupp propõe acordo para desmatamento zero



Em discurso no Plenário nesta quarta-feira (12), o líder do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), propôs um pacto entre o poder público e os empresários que seria destinado a zerar o processo de desmatamento da Amazônia. Para isso, segundo ele, é necessário suspender as ações repressivas atuais para garantir a inexistência de desmatamento a partir de agora.

- Vamos baixar uma medida para o desmatamento zero daqui para a frente. Mas vamos passar uma borracha no passado, porque [senão] não vai resolver o problema. Quem já derrubou não vai conseguir, de uma hora para outra, reflorestar. Isso vai demorar de trinta a quarenta anos - explicou.

Além dos empresários e agropecuaristas, o "acordo produtivo" proposto por Raupp deve envolver as prefeituras, os governos estaduais e o governo federal. Somente envolvendo todos estas esferas públicas e privadas, a política de desmatamento poderáser efetiva a longo prazo, na opinião do líder.

- Enfrentar o desmatamento com operação repressivas momentâneas não vai resolver o problema - declarou ainda.

Valdir Raupp lembrou que a ocupação de estados da Amazônia, como Rondônia, ocorreu na década de 70 com o incentivo governamental ao desmatamento que hoje é reprimido. A derrubada era uma condição para se receber o título definitivo da terra, disse o senador ao recordar os procedimentos impostos pelo Estado para a ocupação da região voltada para as atividades agropecuárias.

No mesmo pronunciamento, Valdir Raupp voltou a defender sua proposta de criação do Ministério da Amazônia. A criação desse órgão, segundo ele, poderia marcar o acordo para a efetivação da política de desmatamento zero, o que seria feito por consenso de todos os setores produtivos da região.



12/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valdir Raupp comemora lançamento de fundo para financiar combate ao desmatamento

Valdir Raupp defende projeto que estabelece moratória de dez anos para desmatamento na Amazônia

Valdir Raupp comemora redução de desmatamento na Amazônia

Código Florestal: Valdir Raupp apresenta emenda que prevê moratória de 10 anos para desmatamento na Amazônia

Valdir Raupp apresenta proposta de moratória no desmatamento da Amazônia

Valdir Raupp defende projeto que suspende desmatamento na Amazônia Legal