Valdir Raupp quer alterar a Lei do Direito Autoral para permitir cópia de até 25% de obra literária



Tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) projeto do senador Valdir Raupp (PMDB-RO) que sugere alterações à Lei do Direito Autoral (Lei 9.610/98) a fim de que seja permitida a reprodução de até 25% de uma obra literária, em um só exemplar, para uso privado do copista e sem objetivo de lucro.

A norma atualmente em vigor permite "a reprodução, em um só exemplar de pequenos trechos, para uso privado do copista, desde que feita por este, sem intuito de lucro". Valdir Raupp argumenta, na justificativa, que a expressão "pequenos trechos" tem dado lugar a interpretações diversas por parte dos copistas e das entidades defensoras dos direitos autorais.

Essas entidades, segundo o senador, chegam a acionar a polícia e a Justiça para impedir cópias de trechos de livro. Tais conflitos poderão ser resolvidos se o projeto for aprovado, diz Raupp. A especificação do percentual de 25% de uma obra visa a evitar a subjetividade contida na expressão "pequenos trechos" e pode, ainda na opinião do senador, atender à expectativa das diferentes partes envolvidas.

Valdir Raupp argumenta que a proposta mantém o espírito da Lei do Direito Autoral, limitando o que pode ser copiado de um livro, enquanto, por outro lado, assegura o direito de acesso à informação e ao conhecimento, por parte dos estudantes. O projeto (PLS 131/06) terá decisão terminativa na CCJ.

18/07/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Uso de obra artística sem fim lucrativo pode ser isento do pagamento de direito autoral

REQUIÃO QUER PROTEGER CONSUMIDOR NO DIREITO AUTORAL DA INFORMÁTICA

Paulo Bauer quer que entidades beneficentes e escolas sejam liberadas de pagamento de direito autoral

Valdir Raupp quer mais divulgação dos incentivos fiscais para a Amazônia

Projeto quer permitir estágio a policiais que estudam Direito

Valdir Raupp quer descentralizar programas de governo