Valdir Raupp quer descentralizar programas de governo



O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) defendeu neste sábado (6) que o governo federal estimule a tomada de decisões em âmbito local sobre a utilização dos recursos de seus programas. O governo já cobra tributos suficientes, mas a má gestão impede que bons resultados cheguem aos cidadãos, argumentou.

O parlamentar defendeu que o governo siga o exemplo de -programas que já demonstraram verdadeiro sucesso, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar, o programa da merenda-, que há alguns anos vem sendo gerenciado de forma descentralizada, sendo as escolas públicas estaduais e municipais as responsáveis últimas pela execução dos recursos.

- As decisões tomadas mais proximamente àqueles que serão afetados por elas têm maior chance de serem acertadas. Além disso, reforçam a responsabilidade da comunidade que receberá os recursos e são um estímulo à própria vida comunitária - afirmou, acrescentando que o risco de desvio também tende a diminuir.

O senador defendeu ainda maior atenção do governo federal na capacitação dos gerentes do programa e um acompanhamento mais rigoroso na aplicação dos recursos.

Valdir Raupp também emitiu opinião sobre a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), dizendo que ela deverá ser prorrogada indefinidamente, mas que, se o cidadão não auferir os benefícios do tributo, os legisladores vão perder a justificativa para continuarem a impingir sua cobrança à população, tornando-a -mais um tributo que se perde nas más gestões-.



06/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valdir Raupp quer o fim das pesquisas com animais na produção de cosméticos

Valdir Raupp quer recursos chineses na Ferrovia Transcontinental

Valdir Raupp quer limitar horas extras dos trabalhadores

Valdir Raupp quer proibir cobrança de tarifas sobre cheques

Valdir Raupp quer disciplinar uso de produtos de origem animal em biofertilizantes

Valdir Raupp quer ampliar contratação pública de deficientes físicos