Valdir Raupp reclama falta de financiamento oficial para safra de RO



O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) denunciou a falta de crédito oficial para financiamento do plantio e da comercialização das safras de soja, café e cacau em Rondônia. O problema foi detectado pelo parlamentar em contatos mantidos com produtores rurais e representantes das agências financeiras que operam o sistema de crédito rural no estado, que são o Banco do Brasil e o Banco da Amazônia (Basa).

- Reclama-se que o dinheiro definido no Orçamento Geral da União para essa finalidade tem sido executado de maneira ínfima - comentou.

Segundo observou, as liberações de recursos têm sido irrisórias frente às dotações orçamentárias definidas para o setor, frustrando, assim, as expectativas e o planejamento de safra dos agricultores.

Valdir Raupp observou que a carência de financiamento oficial na agroindústria não afeta apenas Rondônia. Ele lembrou recente discurso do senador Jonas Pinheiro (PFL-MT) traduzindo insatisfações semelhantes dos produtores mato-grossensses de soja, café, cacau e algodão.

Diante desse quadro, Raupp disse que -o que pode e deve fazer-, por enquanto, é chamar a atenção das autoridades federais que lidam com o crédito rural para o problema e cobrar soluções rápidas. O senador justificou a adesão à causa dos produtores rurais em função da importância econômica e social do agronegócio no país.

- Não tenho dúvida de que, ao não operarmos adequadamente o sistema de crédito rural, ao permitirmos que faltem recursos para custeio da safra, estamos matando o setor econômico que se tem mostrado mais dinâmico nos últimos anos no Brasil - advertiu.



28/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valdir Raupp destaca importância do Plano Safra da Agricultura Familiar

Valdir Raupp propõe acordo para desmatamento zero

Valdir Raupp alerta para fim do imposto sindical

Mozarildo reclama da falta de um projeto para a Amazônia

Ana Amélia reclama da falta de infraestrutura para o agronegócio

Valdir Raupp manifesta expectativa de aumento das exportações para o Irã