Valmir Amaral alerta para vinculação entre pobreza e hábito de fumar



Dados fornecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) foram citados pelo senador Valmir Amaral (PMDB-DF) para respaldar sua opinião sobre os malefícios do cigarro e a relação entre o tabagismo e os baixos níveis de renda e instrução. Para o senador, que lembrou a celebração, no último dia 29, do Dia Nacional do Combate ao Fumo, é fundamental que o brasileiro fique totalmente esclarecido sobre esses temas para sentir-se estimulado a parar de fumar.

Além de causar câncer, problemas cardiovasculares e pulmonares e impotência sexual, o tabagismo é uma questão de saúde pública e como tal deve ser tratado, sustentou o parlamentar. Segundo dados do Ministério da Saúde, apresentados por Valmir Amaral, o Brasil gasta cerca de 2,2% de seu Produto Interno Bruto (PIB) com o tratamento de doenças causadas pelo consumo do tabaco.

- E infelizmente, vem-se constatando que, cada vez mais, o hábito de fumar associa-se, sorrateiramente, ao emblema da pobreza - disse o senador.

De acordo com estimativas da OMS citadas por Valmir Amaral, em 2003 o tabaco teria provocado a morte de 10 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo que sete milhões delas em países em desenvolvimento. Já a Organização Pan-Americana da Saúde, acrescentou o senador, registra que, de cada quatro cigarros consumidos atualmente no planeta, três são "tragados" no mundo em desenvolvimento.

Na opinião de Valmir Amaral, tais informações devem servir de alerta, pois a despeito do decréscimo no hábito de fumar entre as pessoas de maior renda e instrução, o consumo de cigarros permanece constante nas classes mais pobres.

- Vários fatores contribuem para tal discrepância. A falta de informação e educação e o baixo preço do cigarro em nosso país são os mais importantes - declarou o senador, ao acrescentar que, apesar de colocar-se "na vanguarda do controle do tabaco, com uma legislação dura e responsável", o Brasil precisa continuar a batalha contra o tabagismo.



20/09/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valmir Amaral alerta para risco de falta de água

Crise energética pode durar anos, alerta Valmir Amaral

Valmir destaca vinculação do Exército ao sentimento nacional

Valmir Amaral apresenta proposta para criar Universidade do DF

Valmir Amaral prevê sucesso para indústria da construção naval

Valmir Amaral sugere implantação do sistema PLC para acesso à Internet