Crise energética pode durar anos, alerta Valmir Amaral



A crise do setor elétrico brasileiro pode durar anos, previu o senador Valmir Amaral (PMDB-DF), ao atribuir o "quase colapso" do fornecimento de energia às privatizações de empresas prestadoras de serviço do setor e à ausência de investimentos públicos na área energética, como os destinados à construção de linhas de transmissão.

Para o senador, a privatização de empresas do setor energético não proporcionou a melhoria dos serviços nem no que diz respeito à qualidade nem aos preços ou à garantia de fornecimento de energia elétrica. Além disso, observou, a tarifa de luz aumentou e há previsão de que no próximo ano o governo faça reajustes em torno de 30%.

Valmir Amaral estranhou que, apesar de o país possuir várias bacias hidrográficas que podem garantir a geração de energia a um preço justo, o povo brasileiro continue a pagar tarifas caras, com um agravante: enfrenta o racionamento. Isso demonstra, a seu ver, que o modelo energético brasileiro está errado e que necessita passar por urgentes transformações.

- Todas as ações propostas pelo governo, como a construção de usinas termelétricas, não passam de simples remendos, de respostas paliativas a uma crise que tem causas mais profundas, enraizadas no modelo de privatização subserviente ao desmando do Fundo Monetário Internacional - concluiu o senador.

17/12/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Em 2004 pode haver grave crise energética, avisa Delcídio Amaral

Valmir Amaral alerta para risco de falta de água

Valmir Amaral quer soluções para crise na indústria automotiva

Valmir Amaral alerta para vinculação entre pobreza e hábito de fumar

Valmir Amaral faz balanço positivo dos 175 anos do STF

Valmir Amaral presta homenagem aos 41 anos de Brasília