Valmir Amaral defende ação do governo para reabilitar a SBPC



Ao constatar o declínio e a ameaça de extinção pela qual passa a principal entidade de defesa da pesquisa científica no Brasil, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o senador Valmir Amaral (PMDB-DF) pediu ao governo federal que estude uma estratégia que possa reabilitá-la.

- Não podemos aceitar, como querem alguns, que a especialização crescente da ciência e a democratização do Brasil tenham esvaziado o papel da SBPC. Acreditamos que ela ainda tem uma relevante missão no desenvolvimento do país e no bem-estar do seu povo. Vamos nos empenhar na recuperação do seu prestígio e na sua reintegração ao debate dos grandes temas nacionais - afirmou.

Na avaliação do senador, a SBPC poderá ser valorizada servindo ao governo como um fórum imparcial e tecnicamente competente, desvinculado de partidos e de facções ideológicas. Valmir acrescentou que a SBPC poderá elaborar e apresentar soluções técnicas, científicas e profissionais para problemas que afetam os destinos do Brasil.

Ao constatar o declínio da SBPC, Valmir Amaral comparou que, na década de 70, quando o Brasil tinha menos de 3 mil acadêmicos com titulação de doutor, a entidade contava com 10 mil associados. Hoje, com o país formando 6 mil doutores por ano, apenas 2 mil sócios estão com seus pagamentos em dia com aquela sociedade científica.

Fundada em 1948, a SBPC é uma entidade civil sem fins lucrativos voltada para o fomento da pesquisa científica e tecnológico no país, reunindo representantes de todas as áreas da ciência.



13/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valmir Amaral pede a ação do Estado contra a pirataria

Valmir Amaral defende aumento de pena para crime de receptação

Valmir Amaral elogia programa de financiamento do governo para a casa própria

Valmir Amaral destaca iniciativas do governo de geração de emprego para jovens

Valmir Amaral defende a aprovação do projeto que modifica a CLT

Valmir Amaral defende participação do Brasil na reunião do G-8