Valmir Amaral elogia decisão do governo de controlar preço do arroz



A decisão da Câmara de Comércio Exterior de reduzir de 11,5% para 4% a alíquota do imposto de importação de arroz no período de 1º de outubro a 31 de dezembro de 2003 irá garantir o abastecimento do produto, desestimular as ações especulativas e fazer com que o preço no varejo seja mantido ou até reduzido, previu o senador Valmir Amaral (PMDB-DF). Ele registrou que no período haverá um aporte adicional de 500 mil toneladas do produto, o que contribuirá para garantir o abastecimento interno.

Para o senador, a decisão do governo federal é digna de louvor: demonstra preocupação com o consumidor, para que ele possa adquirir o produto a preço razoável, ao mesmo tempo em que, ao fixar limites para a vigência da medida ou a quota de 500 mil toneladas, tranqüiliza o produtor nacional.

- Os reflexos da atuação do governo federal já se fizeram sentir. Nos últimos dias, após vários meses em alta, o preço do quilo do arroz não apresentou alterações nos supermercados. Pelo contrário: em alguns estabelecimentos comerciais, chegou a registrar pequena queda - afirmou.

Valmir Amaral disse também que a decisão demonstra que "o governo está atento aos humores do mercado e pronto a intervir sempre que ameaçados pela ação da natureza ou dos que se julgam espertos, como os especuladores".



16/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valmir Amaral elogia programa de financiamento do governo para a casa própria

Valmir Amaral elogia avicultura brasileira

Valmir Amaral elogia projeto da Lei de Falências

Valmir Amaral elogia fiscalização de municípios por sorteio

Valmir Amaral elogia ministro por recriação do Instituto Nacional do Livro

Valmir Amaral elogia Sebrae pela realização da Feira do Empreendedor