Valmir Amaral elogia fiscalização de municípios por sorteio



O senador Valmir Amaral (PMDB-DF) elogiou, em pronunciamento, o Programa de Fiscalização a partir de sorteios públicos, colocado em prática pela Controladoria Geral da União (CGU). O programa, implantado pelo atual governo, se encontra em sua 12ª edição já fiscalizou mais de R$ 2 bilhões aplicados em 501 municípios do país.

No último sorteio, realizado em 11 de agosto, foram selecionadas 60 novos municípios onde foram aplicados R$ 230 milhões em verbas federais. O programa, enfatizou Valmir, “tem como objetivo impedir a prática da corrupção entre os gestores de todas as esferas da administração pública e procura envolver a sociedade na fiscalização e controle sobre a aplicação das verbas da União”.

- Com esse tipo de ação, a Controladoria-Geral da União utiliza um instrumento de fiscalização inovador, capaz de desestimular qualquer motivação de corrupção em todas as instâncias da administração pública - disse.

O parlamentar acrescentou que a CGU considera o sistema de fiscalização por sorteio bastante eficaz, por estimular os administradores a adotarem práticas mais rigorosas de controle na aplicação dos recursos públicos. Para Valmir Amaral, a realização dos sorteios pela Caixa Econômica Federal com os mesmos critérios adotados nos concursos das loterias garante lisura ao sistema. Além disso, a cada sorteio, representantes da imprensa, de partidos políticos e de entidades representativas da sociedade são convidados para acompanharem pessoalmente a seleção. Mensalmente, são sorteados 50 municípios com até 300 mil habitantes, nas diversas regiões do país.

O representante distrital anunciou a intenção do titular da CGU, ministro Waldir Pires, de ampliar o programa até o final de 2004, incluindo fiscalizações nas grandes obras públicas que estão em execução nos Estados. Também destacou a fiscalização, em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, da aplicação de recursos públicos nos municípios com assentamentos da reforma agrária. Adiantou ainda que parceria entre a CGU, o ministério e o Tribunal de Contas da União (TCU) irá fiscalizar a aplicação de recursos públicos por municípios onde há assentamentos.

- O maior mérito do programa é, sem dúvida alguma, a preocupação com a moralidade e com a ética no trato com os recursos públicos destinados à melhoria das condições de vida dos cidadãos - afirmou.



08/09/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valmir Amaral elogia avicultura brasileira

Valmir Amaral elogia projeto da Lei de Falências

Valmir Amaral elogia decisão do governo de controlar preço do arroz

Valmir Amaral elogia ministro por recriação do Instituto Nacional do Livro

Valmir Amaral elogia Sebrae pela realização da Feira do Empreendedor

Valmir Amaral elogia programa de financiamento do governo para a casa própria