Valmir Amaral elogia projeto da Lei de Falências



O senador Valmir Amaral (PMDB-DF) entende que o projeto da Lei de Falências, que acaba de chegar ao Senado, evitará a quebra de empresas consideradas viáveis e que enfrentam apenas dificuldades momentâneas. Ele saudou a chegada do texto ao Senado, congratulando-se com a Câmara dos Deputados por ter aprovado a matéria por 245 votos contra 24.

Na opinião de Valmir Amaral, essa será -uma lei alvissareira, que atualiza o processo de recuperação das empresas e pune quem gerencia mal seus negócios-. Ele observou que o texto chega substituindo a concordata por um plano de recuperação judicial de seis meses, para tentar impedir a falência das empresas em dificuldades financeiras.

Em sua avaliação, isso aumenta a credibilidade dos investidores no Brasil e reduz os juros cobrados nos empréstimos bancários. Referindo-se à lei em vigor, ele disse que a principal diferença é o critério de preferência de pagamento, visto que a nova lei mantém a preferência dos pagamentos trabalhistas, mas coloca em pé de igualdade as dívidas tributárias e as demais, inclusive as bancárias.

Valmir Amaral observou ainda que, priorizados os créditos trabalhistas, os demais pagamentos serão definidos em cada plano de recuperação, prevendo ainda o projeto que os empregados se candidatem a acionistas das empresas durante a fase de recuperação.

O senador destacou também que, pelo novo texto, uma vez aceito pela Justiça, ficam suspensas por 180 dias, prorrogáveis por mais 90, as ações e execuções dos credores. Não haverá o limite de prazo. Para micros e pequenas empresas, o prazo máximo para a quitação das dívidas será de três anos, prorrogáveis por mais dois.



28/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valmir Amaral destaca méritos do projeto da nova lei de falências

Valmir Amaral elogia avicultura brasileira

Valmir Amaral elogia fiscalização de municípios por sorteio

Valmir Amaral elogia decisão do governo de controlar preço do arroz

Valmir Amaral elogia ministro por recriação do Instituto Nacional do Livro

Valmir Amaral elogia Sebrae pela realização da Feira do Empreendedor