Valmir Amaral propõe reflexão sobre o fim da escravidão
O senador Valmir Amaral (PMDB-DF) aproveitou a passagem do 13 de maio, em que se comemora a abolição da escravatura, para propor uma reflexão sobre a situação dos negros e das minorias sociais no país. Passados 116 anos da abolição, o parlamentar acredita que o regime escravista só acabou no Brasil do ponto de vista "formal".
- Seus efeitos ainda perduram na sociedade brasileira contemporânea, na forma do trabalho escravo, do trabalho infantil, na exclusão social, na discriminação salarial das mulheres e da população negra em geral - assinalou.
Amaral observou que essa é uma constatação, inclusive de estudiosos da realidade nacional, cotidiana e crua do cidadão brasileiro, especialmente daquele que sente na própria pele os efeitos do preconceito e da exclusão.
Em relação aos negros, o senador peemedebista atestou o reconhecimento de seus direitos, mas afirma que as oportunidades lhes são negadas. Embora não seja única, salientou, a discriminação salarial é a forma mais freqüente de manifestação do preconceito racial. Segundo informou, o desnível salarial entre trabalhadores brancos e negros que executam tarefas idênticas chega a 40%. Ao lado dela aparecem a falta de oportunidade de emprego, a dificuldade no acesso à educação e a violência policial.
O representante do Distrito Federal também assinalou "resquícios de escravidão" no trabalho infantil, "que rouba a infância de milhares de meninos e meninas"; e no trabalho forçado, que alicia trabalhadores em regiões distantes, com salários insuficientes para o custeio de suas despesas, e ainda os submete a vigilância de pistoleiros.
- A superação desses obstáculos depende de uma ação coletiva, de busca da integração e da união dos esforços para a construção de uma Nação que seja efetivamente a Pátria de todos - disse.
14/05/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Valmir Amaral propõe documentos em braile
Valmir Amaral propõe dispensa de licitação em programas habitacionais
Valmir Amaral anuncia concurso sobre prevenção de drogas
Valmir Amaral aplaude redução de tributos sobre medicamentos
Valmir Amaral fala sobre morte da mãe do senador José Sarney
Valmir Amaral anuncia encontro do Mercosul sobre terceira idade