Valmir Amaral quer o fim da "indústria das multas"



A chamada -indústria das multas de trânsito- foi criticada pelo senador Valmir Amaral (PMDB-DF), que as comparou com um imposto direto, cobrado dos motoristas, segundo ele -extorquidos- pela fiscalização eletrônica de velocidade. Na opinião do parlamentar, as autoridades precisam estabelecer um sistema de gerenciamento mais criterioso sobre os chamados -pardais-.

Para Valmir, uma das medidas que poderiam ser tomadas é a não aplicação da multa quando a velocidade máxima permitida na via cair abruptamente próximo a um radar. Com isso, afirmou, seria possível desativar alguns estratagemas utilizados de maneira deliberada para multar não só os que excedem a velocidade, mas também o motorista distraído, que não percebe a mudança repentina na velocidade permitida.

De acordo com o senador, as multas de trânsito viraram receita líquida para os estados e municípios e é por essa razão que as autoridades locais não têm interesse em informar a população sobre as normas vigentes. Dessa maneira, acrescentou, o número de penalidades aumenta de maneira injusta e as pessoas são obrigadas a pagá-las.



24/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valmir Amaral critica indústria de multas no trânsito

Valmir Amaral quer destinar parte de dinheiro das multas de trânsito para Rede Sarah

Valmir Amaral quer soluções para crise na indústria automotiva

Valmir Amaral prevê sucesso para indústria da construção naval

Valmir Amaral quer universalização da energia elétrica

Valmir Amaral quer alterar símbolo das Armas Nacionais