Valmir Amaral quer alterar símbolo das Armas Nacionais



O senador Valmir Amaral (PMDB-DF) apresentou projeto (291/04), que já está na Comissão de Educação (CE), visando substituir o símbolo do ramo de fumo florido das Armas Nacionais pela planta da cana-de-açúcar. Atualmente, o ramo de fumo é figurado ao lado de um ramo de café, que, de acordo com o projeto de Valmir Amaral, não seria retirado. O relator da proposição na CE é o senador Maguito Vilela (PMDB-GO) e a matéria ainda será apreciada, em caráter terminativo, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), seguindo depois, se não houver recurso, para exame da Câmara.

Valmir Amaral disse que o papel que o fumo assumiu na economia brasileira é inegável. Entretanto, seu consumo, já comprovados em diversos estudos, acarreta inúmeros malefícios à saúde. A nicotina, princípio ativo do tabaco, leva à dependência química; o monóxido de carbono produzido pela queima, provoca doenças cardiovasculares e pulmonares; o alcatrão é comprovadamente cancerígeno, enumerou.

O senador lembrou que o Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar,  produto que, além de decisivo papel na formação histórica nacional, é elemento básico na vida cotidiana dos brasileiros. 

 - No ambiente doméstico, aplica-se em inúmeras utilidades, como na culinária e na limpeza; na indústria, auxilia na conservação de alimentos. Além disso, produz álcool combustível, energia elétrica, papel , plásticos e produtos químicos - declarou .

Valmir Amaral disse que a substituição da folha de tabaco pela planta da cana-de-açúcar nas Armas Nacionais, além de adequar um dos símbolos brasileiros ao conjunto de ações destinadas ao combate de evidentes malefícios causados pelo fumo, enaltece a cultura nacional, por sua representatividade ecológica, comercial e econômica, dentre as demais que compõem a vasta diversificação agrícola do país.

- Não há, pois, como manter a folha de fumo nas Armas Nacionais, sem aviltar os princípios que regem o cuidado com a saúde e com o bem-estar do povo brasileiro.



03/11/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valmir Amaral quer o fim da "indústria das multas"

Valmir Amaral quer universalização da energia elétrica

VALMIR AMARAL QUER SOCIEDADE MAIS JUSTA EM 20001

Valmir Amaral quer regulamentação de acesso de menores a "lan houses"

Valmir Amaral quer que menores sejam ouvidos em caso de separação

Valmir Amaral quer especificação da quantidade de gordura "trans" na embalagem