Valmir Amaral quer soluções para crise na indústria automotiva



O senador Valmir Amaral (PMDB-DF) manifestou preocupação com a crise vivida pelo setor automotivo no país, apontando a onda de demissões, os altos preços, os pátios de montadoras lotados e a queda de faturamento das empresas produtoras de autopeças. Para ele, essa crise seria decorrente de anos de estagnação, nas décadas de 80 e 90, e, mais recentemente, da instabilidade cambial, do aumento da taxa de juros e do colapso energético vivido no governo Fernando Henrique Cardoso.

O parlamentar fez um histórico da indústria automotiva, que a partir de 1950, quando definitivamente implantada no Brasil, gerou milhares de empregos. -Estabeleceu-se, desde o século passado, uma estreita relação entre a saúde econômica de um país e a força de sua indústria automobilística-, disse Valmir.

Como solução, o senador apresentou duas propostas, uma voltada para a indústria, e outra para o poder público. Para a indústria de autopeças, Valmir propõe uma remodelação da engenharia organizacional do setor automotivo, que envolveria o -abandono da estrutura piramidal-. Ele salientou que uma estrutura mais flexível permitiria que fornecedores de autopeças se adaptassem competitivamente ao comportamento de clientes, concorrentes, governos e mercados.

Quanto ao poder público, o senador sugere que sejam implementadas políticas de estímulo à produção industrial, a partir da reforma tributária.



18/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valmir Amaral quer o fim da "indústria das multas"

Valmir Amaral prevê sucesso para indústria da construção naval

Valmir Amaral critica indústria de multas no trânsito

Crise energética pode durar anos, alerta Valmir Amaral

Valmir Amaral quer destinar parte de dinheiro das multas de trânsito para Rede Sarah

Valmir Amaral quer universalização da energia elétrica