Valmir aplaude criação do Porto Seco no Distrito Federal



O senador Valmir Amaral (PMDB-DF) cumprimentou o Ministério da Fazenda, em especial a Secretaria de Receita Federal, pela construção do Porto Seco no Distrito Federal, prevista ainda para este ano. O projeto deve atender, segundo disse, os produtores da região Centro-Oeste, que poderão exportar mercadorias sem a necessidade de passar por portos nos estados de São Paulo e Espírito Santo para embarcar as cargas.

- A tramitação burocrática, a estocagem, a seleção de mercadorias e o embarque serão realizados todos dentro do Distrito Federal, o que reduz custos e torna a nossa produção ainda mais competitiva, dentro de um mercado mundial agressivo e ultracompetitivo - acrescentou.

Para o senador, o projeto impulsionará a economia local e regional, além de servir para a consolidação de Brasília como pólo logístico. Valmir informou que o Porto Seco funcionará na cidade-satélite de Santa Maria e as obras de instalação estão estimadas em R$ 5 milhões. Ele disse ainda que os trabalhos começarão com a construção de um galpão de 4 mil metros quadrados, para depósito de contêineres e instalação de balanças e guindastes.

Valmir também elogiou o ministério pela criação da Estação Aduaneira do Interior de Brasília (Eadi), no final do ano passado. O órgão seria, de acordo com ele, um requisito para o funcionamento do entreposto de mercadorias destinadas à exportação.



29/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


CARLOS BEZERRA SUGERE A CRIAÇÃO DE PORTO SECO EM RONDONÓPOLIS

Autorizada criação de varas do Trabalho no Distrito Federal

Aprovada criação de três varas do Trabalho no Distrito Federal

Marconi Perillo propõe criação do Fundo do Entorno do Distrito Federal

ESTEVÃO PROPÕE A CRIAÇÃO DE ESCOLAS TÉCNICAS EM CIDADES DO DISTRITO FEDERAL

VALMIR APLAUDE MEDIDAS DE INCENTIVO À EDUCAÇÃO