Valmir pede aprovação de seu projeto que atualiza investigação da paternidade



O senador Valmir Amaral (PMDB-DF) pediu a aprovação do seu projeto de lei que simplifica a Lei 8.560 e exclui a expressão -filhos havidos fora do casamento- na regulamentação da investigação de paternidade. O projeto está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde o relator, senador José Fogaça (PPS-RS), incluiu emenda que possibilita também a investigação da maternidade, com o apoio de Amaral.

A lei que Valmir Amaral quer modificar regula a investigação de paternidade dos filhos havidos fora do casamento e dá outras providências. O senador argumenta que os costumes sociais evoluem rapidamente e, por isso, muitas leis ficam desatualizadas em prazos bastante curtos.

- À evidente mudança introduzida pelo progresso da técnica de exame do genoma, deve-se acrescentar uma consideração propriamente jurídica. Trata-se da expressão -filhos havidos fora do casamento-, que me soa como resquício da moral ultrapassada pela qual havia diferença entre os descendentes ditos -legítimos- e os outros - explicou o senador.

O projeto de lei de Valmir Amaral também permite a reabertura de processos de investigação de paternidade concluídos antes do chamado exame de DNA, quando os únicos métodos possíveis eram a prova testemunhal e a da semelhança de traços anatômicos ou fisionômicos.



04/11/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ ANALISA PROJETO SOBRE INVESTIGAÇÃO DE PATERNIDADE

CCJ ANALISA PROJETO SOBRE INVESTIGAÇÃO DE PATERNIDADE

CCJ VOTA PROJETO QUE FACILITA INVESTIGAÇÃO DE PATERNIDADE

CDH aprova projeto que prevê penas para quem revelar documentos sobre investigação de paternidade

Rosalba comemora aprovação de projeto que amplia licença paternidade

Valmir Amaral defende a aprovação do projeto que modifica a CLT