VALMIR SAÚDA JOÃO PAULO II
O senador Valmir Campelo (PTB-DF) saudou hoje (dia 3) o Papa João Paulo II, afirmando que a presença do chefe da Igreja Católica no Rio de Janeiro "representa um reencontro da nação brasileira com as suas mais caras e ricas raízes culturais e religiosas". O senador exaltou "o trabalho incansável de João Paulo II em favor da paz, da vida, da compreensão e do amor universal".
- A presença do Pontífice da Igreja da maioria da população brasileira, pela terceira vez em nosso país, é também uma oportunidade única de repensarmos os caminhos que estamos trilhando nesse mundo que se anuncia globalizado e interconectado - assinalou.
Após salientar que o Brasil é um país de tradição eminentemente católica, e que nossa história é marcada pela atuação incansável dos pregadores da Igreja Apostólica Romana, Valmir Campelo afirmou que ela foi, "desde o início e até bem pouco tempo, a grande orientadora do nosso processo de socialização".
Valmir Campelo lembrou que as primeiras escolas surgidas no Brasil-Colônia foram fundadas e mantidas pelas diversas ordens católicas que aqui aportaram, logo após o descobrimento. Conforme o senador, "ainda hoje, a ação social da Igreja em defesa dos menos afortunados representa uma contribuição inestimável no processo de desenvolvimento do país".
- Indiscutivelmente, João Paulo II é o mais popular dentre os 263 papas que o antecederam ao longo da história do catolicismo - frisou Valmir Campelo, para quem "nenhum outro Papa refletiu com tamanha eloqüência e dignidade os poderes espirituais e temporais sobre o conturbado, mas ainda maravilhoso, Planeta Azul".
03/10/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
Valmir Amaral saúda garis, apicultores e metrologistas
Valmir Amaral saúda posse do novo presidente do STF
João Ribeiro saúda investimentos em hidroelétrica do Tocantins
João Pedro saúda a Petrobras por reconhecimento internacional
João Alberto Souza saúda os 86 anos da cidade de Bacabal (MA)
João Pedro saúda decisão de venezuelanos pela reeleição ilimitada