Valter Pereira cobra do governo combate ao crime organizado no Rio



Ao comentar os recentes confrontos entre traficantes e policiais na cidade do Rio de Janeiro, em que mais de 20 pessoas morreram e um helicóptero foi derrubado, o senador Valter Pereira (PMDB-MS) disse que "o Presidente Lula e o governador Sérgio Cabral estão devendo uma ação mais ambiciosa que o lobby vitorioso que coordenaram para trazer ao Rio a Olimpíada de 2016".

- O novo desafio é destruir o poder de fogo do crime organizado, antes que se destrua a boa imagem que foi competentemente construída - declarou ele nesta terça-feira (20), durante pronunciamento em Plenário.

O senador afirmou que a campanha para sediar a Olimpíada "obteve dois feitos espetaculares: conseguiu exaltar as belezas e virtudes do Rio e, ao mesmo tempo, despistar as atenções do mundo sobre os horrores da criminalidade que contamina essa cidade".

Progressão de pena

Valter Pereira lembrou que um dos suspeitos de liderar o confronto está foragido desde que foi beneficiado pelo regime de progressão de pena - regime que o senador condena. Para ele, essa medida processual, ao permitir que se reduza a pena a ser cumprida, faz com que o preso "ganhe precocemente a liberdade e volte para o crime".

Apesar de reiterar que o ideal seria o cumprimento integral da pena, o senador defendeu o restabelecimento da perícia criminológica no processo de concessão da progressão. Ele argumentou que, com tal perícia, pode-se avaliar melhor se o detento apresenta condições para obter a redução da pena e "conviver normalmente" em sociedade.



20/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valadares cobra aprovação de projetos de combate ao crime organizado

Valter Pereira cobra do governo liberação de créditos da Lei Kandir

Governo do Estado intensifica política de combate ao crime organizado

Valter Pereira quer acabar com a progressão de pena para crime hediondo

Valter Pereira cobra equilíbrio na questão ambiental

Serys cobra ação contra crime organizado