Valter Pereira condena o fato de autoridades ainda usarem a famosa 'carteirada'




Em discurso nesta quarta-feira (4), o senador Valter Pereira (PMDB-MS) criticou e lamentou o fato de algumas autoridades brasileiras ainda praticarem a chamada "carteirada" para se livrarem de responsabilidades ou obterem privilégios. O senador leu o editorial de 27 de julho de 2010 do jornal Valor Econômico sobre um suposto episódio de abuso de autoridade ocorrido no Mato Grosso do Sul.

O jornal afirma no editorial intitulado "Abuso de poder, uma verdadeira praga nacional" que o governador do estado - e candidato à reeleição -, André Puccinelli, teria agredido um cidadão que o chamou de ladrão durante uma caminhada pela periferia da capital Campo Grande. Ainda de acordo com o jornal, o cidadão revidou a agressão e foi prontamente levado à delegacia, sendo autuado como praticante de "injúria real" contra o governador. O jornal publicou também que policiais teriam dito ao cidadão que ele não conseguiria registrar queixa contra o governador em nenhuma delegacia do estado.

Para Valter Pereira, o instituto da "carteirada" e fenômenos como a exigência de propinas por policiais e autoridades acontecem por todo o país. Além disso, acrescentou o senador, problemas de infraestrutura e operacionais afetam a qualidade da segurança pública em todos os estados.

- Se o evento ocorreu da forma como o trabalhador denunciou ou não, só uma investigação isenta e justa pode esclarecer. E essa função é dever de ofício da autoridade policial, cuja omissão configura prevaricação. Recusar a lavratura de uma ocorrência policial para não contrariar e não melindrar o governador é colocá-lo acima da lei. E, na democracia, o que tem que prevalecer sobre todos os governantes e governados é a lei - avaliou o senador Valter Pereira.



04/08/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valter Pereira condena "monitoramento" do gabinete do presidente do STF

Valter Pereira condena demarcação de reservas indígenas por meio de portarias da Funai

Valter Pereira condena proposta que obriga população do interior a procurar hospitais das grandes cidades

Suassuna afirma que ainda existe escravidão de fato

Valter Pereira critica precariedade do SUS

Valter Pereira dá início à reunião da CRA