Valter Pereira conversa com juristas e ministros sobre o novo Código de Processo Civil
O relator do projeto do novo Código de Processo Civil (CPC), senador Valter Pereira (PMDB-MS), visitou nesta quarta-feira (18) autoridades do Poder Judiciário para pedir sugestões que possam subsidiar seu parecer sobre o novo CPC. O senador foi recebido em audiências no Superior Tribunal de Justiça (STJ), na Advocacia Geral da União (AGU), na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e no Ministério da Justiça.
Na parte da manhã, Valter Pereira teve audiências com o vice-presidente do STJ, ministro Ari Pargendler, com o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams e com o presidente do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante. Na parte da tarde, o relator foi recebido em audiência pelo ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto. Todas essas autoridades receberam de Valter Pereira cópias do anteprojeto do novo CPC e do plano de trabalho da Comissão de Reforma do Código de Processo Civil. A partir de agora, órgãos técnicos dessas instituições ficarão encarregadas de apresentar sugestões ao projeto do novo código.
No Ministério da Justiça, o senador disse que o objetivo dessas visitas é "instigar as autoridades judiciárias no sentido de iniciar uma grande discussão sobre o projeto do novo CPC". Para Valter Pereira, essa reformulação do código "precisa ser legitimada por uma ampla discussão entre os principais operadores do Direito". De acordo com o senador, o projeto é "consistente e moderno" e fará com que os processos judiciários tenham mais celeridade, de modo a que o cidadão tenha o atendimento adequado.
O ministro da Justiça elogiou a iniciativa de Valter Pereira de ampliar o debate sobre o CPC. Ele explicou que a Secretaria de Assuntos Legislativos do ministério vai estudar o texto do projeto e, até o final do mês, sugestões devem ser apresentadas ao Senado.
- É um código complexo e longo, e alguns pontos ainda podem ser aperfeiçoados e corrigidos - disse Luiz Paulo Barreto.
De acordo com o cronograma da Comissão de Reforma do Código de Processo Civil, seis relatórios parciais deverão ser apresentados de 30 de agosto a 26 de outubro. De 27 de outubro a 25 de novembro, Valter Pereira elabora seu relatório geral, que será votado na comissão entre 26 de novembro e 22 de dezembro e, em seguida, encaminhado ao Plenário. Mas o senador já adiantou que pretende concluir seu trabalho antes do prazo estabelecido no calendário, para que os senadores tenham tempo de votar o novo CPC ainda neste ano.
A partir de 2 de setembro, a comissão começa a realizar dez audiências públicas (duas no Senado e oito em capitais brasileiras) para discutir o novo código. Nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, serão ouvidos em audiências públicas autoridades, ministros de tribunais e especialistas na área. As capitais serão visitadas ao longo do mês de setembro.
18/08/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Valter Pereira apresenta relatório sobre novo Código de Processo Civil
Valter Pereira aponta qualidades do novo Código de Processo Civil
Valter Pereira cobra aprovação do novo Código de Processo Civil
Valter Pereira pede a Peluso sugestões ao novo Código de Processo Civil
Valter Pereira destaca inovações do novo Código de Processo Penal
Comissão de juristas entrega nesta quinta-feira relatório sobre novo Código do Processo Civil a presidente do STF