Valter Pereira defende aprovação da PEC que trata da demarcação de terras indígenas



O senador Valter Pereira (PMDB-MS) defendeu, nesta terça-feira (4), a aprovação de substitutivo de sua autoria à proposta de emenda à Constituição (PEC 38/99) que dá ao Senado competência privativa para aprovar, mediante proposta do Executivo, o ato demarcatório das terras indígenas.

Valter Pereira recordou que a PEC, apresentada pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), foi aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) em abril de 2002, encaminhada ao Plenário, devolvida à CCJ, novamente aprovada pela comissão em dezembro de 2004, e atualmente aguarda deliberação do Plenário.

O parlamentar defendeu a homologação das demarcações pelo Senado, afirmando que "o fundamento para vir para o Senado é cristalino":

- Quem socorre o estado-membro fustigado com ameaça de desapropriação para criação da reserva é a Casa da federação - disse o senador, frisando que, portanto, é no Senado que essa questão tem que ser debatida.

A proposta de Mozarildo tramitou em conjunto com a PEC 03/2004, de autoria do ex-senador Juvêncio da Fonseca, que tem como objetivo assegurar indenização aos antigos titulares do "domínio" das terras demarcadas em favor da comunidade indígena, de modo a proteger tanto o direito dos índios quanto o dos titulares do "domínio".

Valter Pereira, em seu substitutivo, estabelece que a União "indenizará aquele que, em título de domínio expedido pelo poder público que tenha origem em data anterior a 5 de outubro de 1988, constar como proprietário das terras declaradas tradicionalmente indígenas, respondendo pelo valor da terra nua e pelas benfeitorias úteis e necessárias realizadas de boa-fé".

O senador argumentou, em Plenário, que "se a terra é devidamente titulada e provém de cadeia dominial legítima inquestionável; se a propriedade é adquirida através de justo título, a União não pode eximir-se da responsabilidade com simples decreto de criação de nova propriedade".

Valter Pereira afirmou que a procrastinação do Senado de uma decisão sobre essas questões só contribuiu para o aumento no número de conflitos nessa área no país. Ele conclamou os parlamentares a votarem a matéria antes do encerramento desta legislatura, de modo a resolver um problema que afeta os produtores rurais e os indígenas e prejudica o país.

O parlamentar recebeu apoio de Mozarildo Cavalcanti e de Augusto Botelho (PT-RR).  



04/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valter Pereira pede regulamentação de decisões do STF sobre demarcação de terras indígenas

Valter Pereira condena demarcação de reservas indígenas por meio de portarias da Funai

Indenização de terras desapropriadas para reservas indígenas precisa ser garantida, diz Valter Pereira

PEC que condiciona demarcação de terras indígenas à aprovação do Senado está na ordem do dia

Augusto Botelho pede aprovação de projeto sobre demarcação de terras indígenas

Heloísa Helena defende demarcação e homologação de terras indígenas