Valter Pereira destaca papel da Constituinte na redemocratização do país



O senador Valter Pereira (PMDB-MS) comentou, nesta quarta-feira (11), que a Assembléia Nacional Constituinte de 1988 não foi um acontecimento comum na história brasileira, mas um "divisor de águas", que livrou o país da opressão do regime militar (1964-1985) e resgatou a cidadania da população.

- Uma sociedade subjugada por mais de 20 anos não pode esquecer o sofrimento de tanta tirania. Nem pode esquecer que a tribuna da Câmara e do Senado foram trincheiras corajosas na defesa do povo oprimido - afirmou.

Ainda em seu discurso, o peemedebista destacou seminário alusivo aos 20 anos da Constituição de 1988, promovido pelas Mesas da Câmara e do Senado. Nesta terça-feira (10), Valter Pereira participou do evento como coordenador do painel "Processo constituinte e participação popular", que também contou com a presença do advogado João Gilberto Lucas Coelho, do pesquisador Francisco Whitaker e do cientista político Adriano Pilatti.

O senador ressaltou ainda o papel da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Igreja, dos sindicatos e dos estudantes na luta pela redemocratização do país, com especial destaque para a atuação política do deputado Ulysses Guimarães, falecido, em 1992, vítima de acidente aéreo.



11/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim chama Covas de 'maestro da Constituinte' e senadores comentam seu papel na redemocratização

Valter Pereira apontou Constituinte como espaço de defesa dos interesses do povo brasileiro

NAPOLEÃO RESSALTA PAPEL DE SARNEY NA REDEMOCRATIZAÇÃO DO PAÍS

Collor destaca papel de Itamar na redemocratização e na concepção do Plano Real

Valter Pereira lembra papel de juristas na resistência à ditadura militar

Valter Pereira: "É preciso que as Forças Armadas cumpram o seu papel constitucional"