Valter Pereira diz que abolição foi resultado de 'luta destemida' de vários heróis



O senador Valter Pereira (PMDB-MS) disse nesta quinta-feira (13) que a abolição da escravatura não resultou de um ato de generosidade do Império, mas de "uma luta incessante e destemida de vários heróis brasileiros". Ele citou José Patrocínio, Rui Barbosa, André Rebouças, Teodoro Sampaio e Zumbi dos Palmares, "o ícone da resistência à exploração escravagista".

Valter Pereira afirmou que mais de 60 milhões de negros foram arrancados da África para se tornarem escravos em outros países. Só o Brasil, acrescentou, recebeu cerca de 3,5 milhões deles ao longo de 300 anos "dessa prática desumana".

A colonização lusa, segundo ele, "protagonizou os horrores da escravidão na história do país". Paradoxalmente, continuou, "foi aí que se deu o início da miscigenação de um povo de extraordinária índole, que é o brasileiro".

O senador observou que a maioria dos que permaneceram na África continuaram "escravos da pobreza e do descaso das nações desenvolvidas".

Ao homenagear os negros, Valter Pereira destacou que eles estão presentes hoje em posições importantes em vários segmentos da sociedade e citou como exemplos o senador Paulo Paim (PT-RS), o ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa e o ministro dos Esportes, Orlando Silva.



13/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Para Valter Pereira, a falta de provas materiais do relatório pesou no resultado favorável a Renan

Sarney diz que Joaquim Nabuco adicionou o ideal humanitário na luta pela abolição

Valter Pereira critica precariedade do SUS

Valter Pereira dá início à reunião da CRA

Valter Pereira defende mudanças na tramitação de MPs

Valter Pereira homenageia líder budista