Para Valter Pereira, a falta de provas materiais do relatório pesou no resultado favorável a Renan



O senador Valter Pereira (PMDB-MS) afirmou que a falta de provas materiais no relatório de Marisa Serrano (PSDB-MS) e Renato Casagrande (PSB-ES) pode ter pesado no resultado favorável ao senador Renan Calheiros em Plenário, com 40 votos pela sua absolvição.

Valter Pereira citou a manifestação do senador Francisco Dornelles (PP-RJ), durante a sessão secreta, quando o senador teria defendido Renan argumentando que os próprios relatores teriam admitido a fragilidade das provas.

O senador disse ter fundamentado seu voto no aspecto ético, conforme ponderações feitas pelo senador Jefferson Péres, embora considere que nem o relatório pela cassação nem o voto em separado do relator Almeida Lima (PMDB-SE) tenham fundamentado a doutrina ética devidamente.

- Pode até não ter provas materiais contra o senador Renan, mas a aproximação dele com Gontijo por si só já configura falta de comportamento ético - disse o senador, para quem o julgamento dos parlamentares é de caráter ético.

Valter Pereira contestou afirmações correntes de que o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) teria sido o articulador das seis abstenções e que essas devem ser creditadas ao PT.

- Eu não vi o Mercadante cabular votos, tentar convencer senadores - afirmou.



12/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valter Pereira diz que abolição foi resultado de 'luta destemida' de vários heróis

Valter Pereira diz que falta de verba poderá inviabilizar PAC da Segurança

Senadores apontam falta de provas para cassação de Renan

Valter Pereira recorda os três anos da morte de Tebet diz que o ex-senador faz falta ao Parlamento

Valter Pereira diz que gravações comprovam tentativa de chantagem contra Renan

Relatório inocenta 18 deputados por falta de provas