Valter Pereira diz que cartão corporativo é a porta da corrupção
O senador Valter Pereira (PMDB-MS) considerou acertada a decisão da liderança do governo no Senado de requerer a criação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar o uso dos cartões corporativos, não somente no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas também no período do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
- Mas as investigações devem começar do governo Lula até chegar à gestão Fernando Henrique Cardoso, período em que as cartões corporativos foram criados - aconselhou Valter Pereira, em entrevista nesta quinta-feira (7) à Agência Senado.
O senador, no entanto, defendeu a extinção dos cartões corporativos em todos os níveis da administração pública. Para ele, os cartões representam "uma porta aberta ao abuso e à corrupção, e, portanto, nocivo ao interesse público". Por isso diz que gastos com viagens, e demais despesas de servidores públicos, devem ser feitos de acordo com normas contidas na Lei das Licitações e Contratos Públicos (Lei 8.666/93).
Valter Pereira também negou que a criação da chamada CPI dos Cartões, no Senado, seria uma tentativa de abafar as investigações no atual governo.
- Toda a sociedade está acompanhando de perto as graves denúncias e elas não vão parar enquanto não forem aprofundadas as investigações dentro da CPI - concluiu Valter Pereira.
Transparência
Já o senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), que também falou à Agência Senado, entende que o uso dos cartões corporativos deve ser investigado, embora, conforme lembrou,o governo federal tenha disponibilizado todos os gastos na Internet.
Defendeu, entretanto, a continuidade do uso dos cartões corporativos, já que, no entender do senador, essa forma de pagamento "é racional, moderna e transparente".
07/02/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
José Jorge diz que TCU justificou sua preocupação com cartão corporativo
Mau uso do cartão corporativo revela a "pontinha do iceberg", diz Heráclito
Sessão se encerra com comentários sobre o cartão corporativo
Agripino cobra explicações sobre uso de cartão corporativo
José Jorge registra mudanças na utilização do cartão corporativo
Ministro do Esporte diz que devolveu tudo o que gastou com cartão corporativo