Valter Pereira elogia lei antifumo de São Paulo



O senador Valter Pereira (PMDB-MS) disse, nesta quinta-feira (13), considerar "um marco histórico" a Lei 13.541, aprovada pela Assembléia Legislativa de São Paulo, por proposta do governador José Serra (PSDB). Concebida para proteger a saúde das pessoas que não fumam, a legislação paulista impõe drástica restrição ao tabagismo em todos os espaços de uso coletivo.

O parlamentar lembrou que medidas com objetivos semelhantes, como imagens negativas em maços de cigarros, já foram adotadas, mas os resultados foram muito tímidos.

- O vício é tão forte que passa a dominar os viciados. Por outro lado, esse tipo de medida não protege o fumante indireto, também chamado de tabagista passivo, na verdade uma vítima do tabagismo alheio, porque, involuntariamente, vive inalando a fumaça dos outros - disse Valter Pereira.

O senador recordou que a primeira providência adotada para diminuir os efeitos do cigarro sobre o grupo dos não-fumantes foi a criação dos chamados "fumódromos", áreas reservadas especificamente para fumantes. Na prática, observou, essa proteção mostrou-se também ineficaz, uma vez que as paredes de estabelecimentos públicos não deixam de represar a fumaça internamente, permitindo sua circulação no ambiente.

No ambiente doméstico os danos para os "fumantes passivos" são igualmente grandes e até maiores. Matéria publicada no Journal of the American Medical Association, assinala que o risco de doenças como o câncer é 30% maior para as mulheres que vivem com maridos fumantes do que para as que têm maridos que não fumam.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo mata cerca de 5,4 milhões de pessoas por ano - mais do que a Aids, com 2 milhões; o álcool, com 1,8 milhão; a malária, com um milhão; e mais do que todas essas patologias somadas.

- O governo de São Paulo fincou um marco histórico que deve repercutir intensamente na vida e nos costumes da população, tanto de São Paulo, como, acredito, de todo o país, se é que vale a tendência que está se esboçando - aplaudiu Valter Pereira.

Ele ressaltou que os governadores do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), e de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), estão anunciando que seus estados também vão endurecer as normas contra o tabagismo.



13/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valter Pereira elogia busca de consenso sobre suplentes

Valter Pereira elogia discurso de Garibaldi sobre excesso de MPs

Valter Pereira elogia TSE por decisão sobre fidelidade partidária

Valter Pereira elogia programa de combate a drogas no Mato Grosso do Sul

Valter Pereira elogia decisão de Lula de trocar comando do Banco do Brasil

Valter Pereira elogia sugestões do Ministério da Agricultura para atualizar Código Florestal