Valter Pereira elogia decisão de Lula de trocar comando do Banco do Brasil
O senador Valter Pereira (PMDB-MS) elogiou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela substituição no comando do Banco do Brasil, anunciada nesta quarta-feira (8). A medida, disse o parlamentar, atende ao objetivo do governo de reduzir as taxas de juros e, assim, combater os efeitos da crise econômica mundial sobre o país. Antonio Francisco de Lima Neto, atual presidente da instituição, será substituído nos próximos dias por Aldemir Bendine.
- Não posso deixar de aplaudir o presidente Lula por ter adotado uma posição firme em relação ao Banco do Brasil - declarou Valter Pereira.
O senador ressaltou que apoia a medida baseado na versão, veiculada pela imprensa, de que Lula teria demitido o atual presidente do banco para acelerar a redução das taxas de juros cobradas pelo sistema bancário. Mas a versão oficial é que o próprio Lima Neto teria pedido a dispensa, "pois considera que cumpriu sua missão à frente do Banco do Brasil".
Segundo Valter Pereira, a instituição foi fundamental para o desenvolvimento do país ao atuar como banco de fomento. Ele avaliou, no entanto, que "ultimamente a instituição deixou de lado essa função para agir como um banco comercial". O senador também afirmou que o rigor do Banco do Brasil na concessão de crédito tem "atrapalhado" a agricultura, a indústria e o comércio.
- Já tive experiências dolorosas em defesa de produtores rurais que são até hostilizados por tal rigor - disse ele.
De acordo com Valter Pereira, "antes, o Banco do Brasil cobrava taxas civilizadas que balizavam as outras instituições de crédito do país; hoje, porém, esse banco é um dos mais ávidos do sistema financeiro".
08/04/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Valter Pereira elogia TSE por decisão sobre fidelidade partidária
Valter Pereira elogia lei antifumo de São Paulo
Valter Pereira pede ao STF agilidade na decisão sobre pesquisas com células-tronco
Valter Pereira elogia busca de consenso sobre suplentes
Valter Pereira elogia discurso de Garibaldi sobre excesso de MPs
Decisão do STF sobre reserva indígena em Roraima afeta ambições da Funai, diz Valter Pereira